• Matéria: ENEM
  • Autor: marciacnf8979
  • Perguntado 3 anos atrás

1. Adam Smith (1723-1790) foi um filósofo e economista escocês, que, em 1776, publicou seus estudos sobre economia na obra "Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações". O que defendia Adam Smith nesta obra? * a) Neste livro afirmou que só o trabalho e a agricultura cria riqueza, e não o comércio, como acreditavam os mercantilistas. B) A busca incessante pelo lucro, que regia todas as práticas econômicas, com a interferência do Estado, mesmo que isso representasse enfraquecer a nação. C) A forte intervenção do governo na economia a partir de medidas como o metalismo, a balança comercial favorável, o colonialismo e o protecionismo alfandegário. D) A divisão dos bens e propriedades com toda a população, buscando a igualdade social, mas dependendo do governo para fazer uma justa distribuição dessas riquezas

Respostas

respondido por: julianerrm
0

Na obra "Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações", Adam Smith defende o liberalismo econômico, melhor descrito pela alternativa B.

O que é o liberalismo econômico?

Adam Smith foi o primeiro economista a falar sobre o liberalismo, defendendo que o mercado deveria ser regido pelas leis de oferta e  demanda, sem qualquer intervenção do Estado. Nesse sentido, a alternativa C se mostra incorreta, pois o liberalismo é avesso a intervenção do governo.  

Para Adam, o grande pilar da geração de riquezas, então, era a divisão do trabalho, cada indivíduo deveria se especializar em algo e como resultado final, alcançaria-se maior produtividade. Esse fato elimina a alternativa A, visto que qualquer trabalho, seja na agricultura, comércio ou produção são potenciais geradores de riqueza na visão do filósofo e economista escocês.  

Para além disso, na teoria liberal, há a defesa do direito irrestrito a propriedade, sendo imprescindível que as pessoas ajam de maneira egoísta, porque assim são guiadas por uma “Mão invisível” do mercado. É por isso que a alternativa D está incorreta, visto que o liberalismo não defende a divisão dos bens e propriedade igualmente entre a população.

Concluímos que o liberalismo foca na busca pelo lucro (alternativa B), com base da especialização da mão de obra, no aumento do mercado e no acúmulo de capital, sem a interferência do Estado, ainda que isso enfraquecesse a nação, visto que uma das grandes funções do Estado seria defender suas fronteiras.

Saiba mais sobre o liberalismo em https://brainly.com.br/tarefa/51423825

#SPJ1

Perguntas similares