Respostas
O principal objetivo da divisão regional do Brasil é aumentar a compreensão e perspectiva da organização do território do país, e também auxiliar na implantação e gestão de políticas públicas.
A divisão regional do Brasil é responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No século XX, foram elaboradas diversas divisões regionais que abrangeram os conceitos de:
Zonas fisiográficas;
Microrregiões e mesorregiões homogêneas;
Mesorregiões e microrregiões geográficas.
As divisões regionais se estabeleceram em diversas escalas ao longo do tempo, como veremos mais à frente no processo de regionalização do Brasil. Mas, atualmente, o Brasil é dividido em cinco regiões, que abrangem diversos estados. São elas:
Região Norte;
Região Nordeste;
Região Centro-Oeste;
Região Sudeste;
Região Sul.
A divisão regional está sujeita a mudanças ao longo do tempo, devido às alterações nos conceitos geográficos, por exemplo. Por esse motivo, o IBGE realizou (e ainda realiza) revisões periódicas em seus modelos de divisão regional.
Isso levou ao que chamamos de processo de regionalização do Brasil. Ao longo de sua história, esse processo passou por diversos modelos de divisão regional, até chegar na divisão que conhecemos atualmente.
Resposta: organização do território
Explicação: