"Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador? Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza: o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres. O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno: os que não só vão, mas que levam, de que eu trato, são os outros - ladrões de maior calibre e de mais alta esfera. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo de seu risco, estes, sem temor nem perigo; os outros se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam. " (Sermão do bom ladrão, Vieira) O estilo empregado pelo Padre Antonio Vieira neste trecho: Escolha uma opção: a. Procura ensinar ações religiosas ao ouvinte, o que era prática comum entre os escritores. B. É permeado pelo cultismo da linguagem com o objetivo de convencer o ouvinte e por isto apresenta um jogo de imagens. C. Apresenta preciosismo da linguagem, e, por meio de fatos cotidianos, procura converter o ouvinte. D. É permeado pelo Conceptismo, ou seja, o predomínio das ideias, da lógica, do raciocínio
Respostas
O estilo empregado pelo Padre Antonio Vieira neste trecho apresenta preciosismo da linguagem, e, por meio de fatos cotidianos, procura converter o ouvinte. Por causa disso, deve ser marcada a letra C.
Quem foi Padre Antônio Viera?
Padre Antônio Viera caracterizou-se como um orador e filósofo dos funcionários que tinha a principal missão de catequizar os indígenas, fazendo com que esses passassem a ser adeptos do catolicismo. O homem escrevia e apresenta diversas opiniões sobre as questões da época, como a linguagem usada nos sermões.
No trecho em questão, que faz parte do texto "Sermão do bom ladrão", Padre Antônio Vieira acaba por utilizar uma linguagem bastante precisa, apresentando fatos do dia a dia, com a principal finalidade de fazer com que o ouvinte seja persuadido.
Veja mais sobre Antônio Vieira:
brainly.com.br/tarefa/6084485
#SPJ4