A inserção das crianças em um mundo altamente dependente de tecnologia tem causado preocupações. O cartum acima sugere que a) o uso de tecnologia desestimula a leitura. B) a educação deve romper com o universo do aluno. C) informática se aprende também através da leitura. D) a internet favorece a prática da leitura entre os mais jovens. E) as crianças precisam aprender através de meios informatizados
Respostas
Alternativa E. A charge comenta ironicamente que as crianças precisam de uma analogia digital para assimilar novos conhecimentos.
A questão não foi reproduzida com a charge, mas provavelmente se trata de um cartum do norte-americano Glasbergen que mostra uma professora em frente a um aluno que segura um livro:
- A professora ensina: "Isto se chama leitura. É a forma como as pessoas instalam novos softwares em seus cérebros."
A leitura e os meios digitais
O exercício trata, sob a perspectiva bem-humorada de uma charge, do desafio de oferecer, para as novas gerações de estudantes, tanto conhecimento analógico quanto digital.
As alternativas da charge oferecem comentários:
- A. Incorreta. Não se trata de que a tecnologia desestimula a leitura, mas que há tempos diferentes para cada uma.
- B. Incorreta. O pressuposto da educação é que não se deve romper com o universo do aluno.
- C. Incorreta. Embora seja possível dizer que informática também se aprende por leitura, este não é o contexto da charge.
- D. Incorreta. É possível dizer que a Internet estimula a leitura, já que contém texto. Mas a charge do enunciado não trata disso.
- E. Correta. A charge insinua que as crianças necessitam de analogia eletrônica para assimilar conhecimento.
Continue aprendendo sobre tecnologias digitais e educação aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/44009954
#SPJ1
O cartum revela a importância de não se associar somente as tecnologias ao aprendizado, uma vez que existem outras formas de aprendizado, como a própria leitura de livros. (Alternativa E).
Tecnologia e Crianças
De fato, as crianças de hoje estão cada vez mais modernizadas e tecnológicas, em função da influência das tecnologias sobre as pessoas.
No entanto, é preciso ter cautela com as tecnologias, a fim de não se criar vícios, ao mesmo tempo orientando as crianças a utilizarem-se de outros meios mais convencionais, como os livros, para o aprendizado significativo.
Mais sobre crianças e tecnologias: brainly.com.br/tarefa/53198588
#SPJ5