"No Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nauas, de Cruzeiro do Sul, o Carnaval é com arte. Os artistas Camila Cabeça e Romualdo Freitas, ministram oficinas de danças como o Carimbó e confecção de máscaras e adereços carnavalescos. É a Folia das Lendas na arterapia. O baile do Caps será no dia 28 de fevereiro. As oficinas ministradas sempre a tarde na sede do Caps envolvem também os familiares dos pacientes do Caps. A Festa das Lendas, no dia 6 de maio encerra as atividades. Todas as peças da oficina de máscaras e adereços são confeccionadas de materiais recicláveis, como papelão. Camila explica que ela e Romualdo Freitas já desenvolveram outras experiências com a arte na perspectiva da saúde mental. Ela faz pareceria com o Capas Nauas desde 2018. "Neste processo a arte se faz presente como elemento terapêutico, trata diretamente como apoio na perspectiva do processo de melhora nos tratamentos. Vai além somente da perspectiva do remédio, trata a alma", cita Camila, que tem apoio da iniciativa privada para executar o projeto junto ao Caps. A coordenadora do Centro de Atenção psicossocial de Cruzeiro do Sul, Cristina Messias, diz que " a arte de fato é terapêutica e sentimos o efeito em nosso público. Camila é Romualdo trazem novidades que nós seguimos depois usando no dia a dia. Nós nos renovamos com essas atividades". Dessa forma, considere as seguintes afirmativas: I. São exemplos de oficinas terapêuticas: teatro, pintura, desenho, dança. II. São objetivos da oficina acolher e incluir pessoas com transtorno mentais. III. A oficina de alfabetização é importante para usuários que não tiveram acesso a educação. IV. Não se pode realizar oficinas de geração de renda, pois não é necessário durante o tratamento. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: Escolha uma: a. II, III e IV, apenas. B. I, II, III e IV. C. I, II e III, apenas. D. I, III e IV, apenas. E. I, II e IV, apenas
Respostas
Considerando as afirmativas com relação a oficinas terapêuticas é correto o que se afirma em I, II e III, apenas (Alternativa C).
Oficinas Terapêuticas em Centros de Atenção Psicossocial
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos de saúde pertencentes a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), tendo surgido em um contexto de Reforma Psiquiátrica, que se opunha a institucionalização das pessoas tidas como doentes mentais.
Nesse sentido, tem caráter assistencial e de reabilitação psicossocial considerando aspectos como lazer, educação, cultura e trabalho, bem como o fomento e o fortalecimento das redes de apoio e do estabelecimento de vínculos sociais.
É nessa perspectiva que ocorrem oficinas terapêuticas, visando desenvolver o sujeito e focar em suas habilidades, não mais em sua psicopatologia ou em suas dificuldades.
Aprenda mais sobre a Reforma Psiquiátrica:
https://brainly.com.br/tarefa/48894366
#SPJ4