"Leia a anedota a seguir: ,Três imitadores estão diante de um produtor de televisão, tentando ser contratados para um programa de auditório. -Quando eu imito um touro – diz o primeiro -, todas as vacas mugem! -Quando eu lato – diz o segundo - , todos os gatos do bairro saem correndo. - Isso não é nada- diz o terceiro. – Quando eu imito um galo, o sol nasce!" (BARAZAL, 2010) Observe a utilização da conjunção "quando" ao longo da anedota. Que sentido essa conjunção estabelece entre as orações? A. Condição. B. Finalidade. C. Tempo. D. Causa. E. Conformidade
Respostas
A conjunção "quando" expressa o sentido de tempo ao ser utilizada na anedota sobre os amigos que tentam ser contratados por um programa de televisão. Alternativa C.
O sentido da conjunção "quando"
Na anedota, ao se referirem a uma atitude que causa uma consequência, os amigos querem dizer que algo ocorre concomitantemente a suas ações, ou seja, no momento em que um amigo imita um galo, o sol nasce, por exemplo, expressando uma temporalidade relativa ao momento de uma ação que gera uma resposta imediata, uma cronologia.
Conjunções como "quando" fazem o encadeamento lógico nas frases ou textos, cujo sentido deve ser inferido de acordo com o contexto, assim, "quando" pode também expressar circunstância ou situação, a exemplo das sentenças: "Eu a ouço quando ela está alegre" ou "Apenas irei quando ele vier me buscar".
Aprenda mais sobre o uso das conjunções: brainly.com.br/tarefa/20622118
#SPJ4