2) "Ele nasceu livre. Mahommah Gardo Baquaqua, como muitos outros africanos escravizados nas Américas, teve uma cidade natal, uma família e em alguma parte de sua juventude sofreu com a violência da guerra. Ele foi escravizado e exportado através do porto de escravos mais importante na Africa Ocidental, o porto de Uidá (Whydah), no reino de Dahomey. Foi então enviado para o Brasil em um tumbeiro (navio negreiro) e descarregado em uma praia no norte de Pernambuco em 1845 [. ] Como membro de uma família muçulmana na Africa, Baquaqua aprendeu a escrever em árabe e ajami. No Brasil ele aprendeu português, assim como algum francês e créole haitiano durante os dois anos que passou no Haiti. Em Nova York, ele aprendeu inglês o suficiente para ler e escrever cartas, quando em 1854 publicou sua autobiografia em Detroit, com a ajuda de seu editor Samuel Moore". Com base no conteúdo sobre fontes para história africana e do trecho apresentado, considere as afirmativas a seguir: I. Um dos argumentos utilizados para negar a história do continente africano era a inexistência de fontes escritas por africanos. II. A produção cultural africana data de tempos antigos. III. As tradições orais começaram a ser utilizadas para estudos recentemente com novas metodologias de trabalho. IV. O caso de Baquaqua é muito significativo por ser a primeira biografia do tipo, produzida por um escravo. É correto apenas o que se afirma em: Alternativas: a) I. B) II. C) III. D) I e IV. E) I, II e III
Respostas
Sobre a história das culturas africanas antigas podemos afirmar que as assertivas I e IV estão corretas, portanto a alternativa correta é a letra D.
História da cultura africana
A África era vista pelos antigos europeus da época colonial como um continente sem história, isso porque a maioria dos povos africanos não possuíam escrita própria, com excessão dos egípcios.
Na realidade a África é um continente muito rico em história e diversas culturas, porém a maioria dos povos africanos passavam as histórias e tradições para as gerações mais novas de forma oral.
Devido ao preconceito racial, até quando foram encontradas grandes ruínas de uma enorme cidade de pedra antiga na região da Zambia os Europeus acreditaram que só poderia ser obra de algum povo branco antigo que havia passado por lá, pois eles acreditavam que os nativos africanos não eram capazes de realizar construções complexas.
Saiba mais sobre a história da África aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53666757
#SPJ4