Art. 38. Salvo disposição em contrário, o ofendido, ou seu representante legal, decairá no direito de queixa ou de representação, se não o exercer dentro do prazo de seis meses, contado do dia em que vier a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do art. 29, do dia em que se esgotar o prazo para o oferecimento da denúncia.
Parágrafo único. Verificar-se-á a decadência do direito de queixa ou representação, dentro do mesmo prazo, nos casos dos arts. 24, parágrafo único, e 31.
A disposição legal acima citada trata do direito de representação e da queixa-crime. Sobre tais institutos e o inquérito policial, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
O órgão do Ministério Público não dispensará o inquérito em nenhuma hipótese legal.
b.
A representação, quando feita ao juiz ou perante este reduzida a termo, será remetida ao Ministério Público para que esta proceda a inquérito.
c.
Oferecida ou reduzida a termo a representação, a autoridade ministerial procederá a inquérito, ou, não sendo competente, remetê-lo-á à autoridade que o for.
d.
A notícia do crime é quando o ofendido vai impetrar a queixa-crime no processo penal.
e.
A representação feita oralmente ou por escrito, sem assinatura devidamente autenticada do ofendido, de seu representante legal ou procurador, será reduzida a termo, perante o juiz ou autoridade policial, presente o órgão do Ministério Público, quando a este houver sido dirigida.
Fim conteúdo principal
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A representação feita oralmente ou por escrito, sem assinatura devidamente autenticada do ofendido, de seu representante legal ou procurador, será reduzida a termo, perante o juiz ou autoridade policial, presente o órgão do Ministério Público, quando a este houver sido dirigida. Correto
Explicação:
Corrigida pelo AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás