Respostas
Resposta:
Sabemos que o ser humano tem explorado cada vez mais recursos da Terra, muitos deles sendo não-renováveis. Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) apontam que já extraímos 42% a mais de recursos do que o planeta consegue recuperar.
Nesse sentido, um dos maiores desafios da indústria química é criar soluções para enfrentar a escassez de recursos não-renováveis sem prejudicar o meio ambiente. Assim, a indústria busca produzir recursos biodegradáveis que possam frear esta exploração.
Além disso, a química também impacta fortemente a qualidade e a expectativa de vida. Isso porque o saneamento ambiental, a bioquímica, a desinfecção da água e o aumento da produtividade nos campos são todos bons exemplos de como a química pode interferir beneficamente na vida na Terra.
Assim, criar incentivos para o desenvolvimento da ciência química é fundamental para a perpetuação de diversas espécies do planeta, bem como de seus recursos, renováveis ou não. Somente com métodos químicos mais sustentáveis conseguiremos estabelecer harmonia entre os aspectos econômicos, sociais e naturais do planeta.