De acordo com as premissas da fonêmica, a primeira delas defende que "os sons tendem a ser modificados pelo ambiente em que ocorrem. Isso quer dizer que um determinado som pode sofrer influência de outros, adjacentes a ele, ou seja, os sons podem se coarticular. Como resultado, um som que exibe certas características pode fazer isso condicionado pelo ambiente onde se encontra, o que constitui uma variante, e não um fonema propriamente" (SILVA, Adelaide H. P. Fonética e fonologia da língua portuguesa. Curitiba: IESDE BRASIL S/A., 2016). De acordo com o trecho apresentado e os seus conhecimentos na disciplina, explique como essa premissa pode ser comprovada, levando em conta os falares do Brasil.
Respostas
A primeira premissa da fonêmica pode ser comprovada se considerarmos os diversos sotaques brasileiros, que mudam a cada região. Como resultado, alguns sons podem sofrer modificações sem que necessariamente seja "criado" um novo fonema, e sim uma variação daquela palavra ou expressão.
Exemplo:
É comum na Paraíba o uso mais forte da letra T: "Eu "gostcho", eu tenho "muitcho" medo). O que acontece é uma variação da pronúncia do T, mas não há a "criação" de um novo fonema, visto que a palavra continua existindo com sua sonoridade em outros cantos do Brasil.
Qual a diferença entre fonema e grafema?
Basicamente, chamamos de fonema a unidade fônica mínima provida de valor. Já o grafema é esta unidade de valor de forma escrita e não falada.
Aprenda mais sobre grafemas em: https://brainly.com.br/tarefa/517366
#SPJ1