Selecione abaixo a única afirmativa considerada verdadeira. (1,0 ponto)
*
1 ponto
(B). No colo uterino, como no trato respiratório, as displasias estão fortemente relacionadas com o aparecimento do câncer. Entretanto, nos estudos clínicos, sabe-se que a displasia não progride necessariamente para o câncer. A alteração pode ser reversível e, com a remoção da causa excitadora, o epitélio pode reverter ao normal.
(A). Na hiperplasia, o aumento do tamanho das células é devido não a um aumento da quantidade de água, tumefação celular ou edema, porém à síntese de componentes ultra-estruturais em maior número.
(E). Pode-se dizer que a apoptose é tida como estando envolvida apenas em processos fisiológicos normais.
(D). A atrofia representa a redução nos componentes estruturais celulares. A célula contém, nesse caso, menos mitocôndrias, miofilamentos e menos retículo endoplasmático.
(C). A metaplasia epitelial é uma faca de dois gumes e, na maioria das circunstâncias, representa uma alteração indesejável. Além do mais, a influência que predispõe a tais metaplasias, se persistente, pode induzir à transformação cancerosa no epitélio metaplásico. Assim, a forma comum de câncer no trato respiratório é composta de células escamosas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: (B). No colo uterino, como no trato respiratório, as displasias estão fortemente relacionadas com o aparecimento do câncer. Entretanto, nos estudos clínicos, sabe-se que a displasia não progride necessariamente para o câncer. A alteração pode ser reversível e, com a remoção da causa excitadora, o epitélio pode reverter ao normal.
Explicação: RETIRANDO O AGENTE CAUSADOR, O TECIDO SE REGENERA.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás