ME AJUDAAAA. Leia este fragmento do conto "Boa de garfo”, no qual o escritor Luiz Vilela conta a história de um trabalhador rural que tem uma cachorra imensa chamada Bebé, que gosta de comer carne e abacates. [...]
A fera, que estava junto ao homem, era um cachorro fila rajado, de um tamanho que eu nunca tinha visto na vida: um cachorro enorme. A gente ficava frio só de olhar para ele – aquela cabeçona com as beiçorras dependuradas.
Mas o homem disse que não precisávamos ter medo, não tinha perigo.
[...]
— Ela é muito carinhosa, disse o homem.
— Eu vi, disse meu pai.
A cachorra olhava para ele – os olhos brilhantes, o rabo abanando fortemente -, querendo se aproximar e só esperando que meu pai estralasse outra vez os dedos, o que, evidentemente, ele não fez.
— Sua cachorrinha é pesada...
- É...
Que dirá quando bem alimentada...
— Ah, o senhor precisa ver: aí ela fica uma beleza; fica parecendo uma leoa.
[...]
VILELA, Luiz. Boa de garfo e outros contos. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 5-6.
-
O predicativo do sujeito pode expressar uma avaliação, uma opinião ou um julgamento a respeito do sujeito.
-
a) Pela leitura do fragmento anterior, é possível perceber o tipo de
relacionamento que o homem tinha com seu animal? Explique.
b) Observe e compare os trechos a seguir.
I. A fera [...] era um cachorro fila rajado [...].
II. [...] um cachorro enorme.
III. “Sua cachorrinha é pesada..."
IV. “[...] ela fica uma beleza [...)”
V. “[...] ela fica [...] parecendo uma leoa.”
Todos os sujeitos dessas orações referem-se à cachorra. Anote, no caderno, os termos que, nessas orações, caracterizam o animal, expressam uma opinião ou julgamento sobre ele.
c) As palavras e expressões que você anotou são predicativos do sujeito. No contexto do conto, qual é a intenção do narrador ao empregá-los seguidamente?
-
Em textos descritivos e narrativos, como o conto e o romance, são comuns as orações com predicado nominal, em que o predicativo do sujeito contribui para a descrição dos personagens e do espaço.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
ola boa noite
Explicação:
a) Sim, ele se dá muito bem com a cachorra, como se pode perceber pela forma carinhosa com Em textos descritivos que fala dela: “’Ela é muito carinhosa’ [...]’”, “’[...] ela fica uma beleza [...]’; “’[...] parecendo uma leoa.’”. e narrativos, como o conto e o romance, (EF69LP05) Inferir e justifi- a) Pela leitura do fragmento anterior, é possível perceber o tipo de rela- são comuns as orações car, em textos multissemió- cionamento que o homem tinha com seu animal? Explique. com predicado ticos – tirinhas [...] –, o efei- nominal, em que to de humor [...], expressões b) Observe e compare os trechos a seguir. o predicativo do ou imagens ambíguas, [...] I. A fera […] era um cachorro fila rajado [...]. sujeito contribui de recursos iconográficos para a descrição dos [...]. II. [...] um cachorro enorme. personagens e do espaço. III. “Sua cachorrinha é pesada...” IV. “[...] ela fica uma beleza [...]” V. “[...] ela fica [...] parecendo uma leoa.” Todos os sujeitos dessas orações referem-se à cachorra. Anote, no caderno, os termos que, nessas orações, caracterizam o animal, expressam uma opinião ou julgamento sobre ele. I: um cachorro fila rajado; II: enorme; III: pesada; IV: uma beleza; V: uma leoa. c) As palavras e expressões que você anotou são predicativos do sujeito. No contexto do conto, qual é a intenção do narrador ao empregá-los seguidamente? Enfatizar o tamanho da cachorra para deixar claro que impressionava quem a visse
bom estudo!
maysacardosomacedo:
SÉRIO MUITO OBRIGADO ☺️
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás