• Matéria: Saúde
  • Autor: nsyls
  • Perguntado 3 anos atrás

A palavra autonomia origina-se dos termos gregos autós, que significa próprio, e nómos, que quer dizer regra, autoridade. Pode-se dizer, então, que o princípio da autonomia é a capacidade de uma pessoa de decidir fazer ou buscar aquilo que ela julga ser o melhor para si mesma. Entendendo o conceito, podemos dizer que, aplicado à saúde de forma prática, a autonomia pode ser definida como:
Escolha uma opção:
a. O princípio da autonomia é o que estabelece que devemos fazer o bem aos outros, independentemente de desejá-lo ou não.
b. O princípio da autonomia não nos diz como distribuir o bem e o mal. Só nos manda promover o primeiro e evitar o segundo.
c. A capacidade de agir intencionalmente, por vontade própria, o que pressupõe compreensão, razão e deliberação para decidir coerentemente entre as alternativas que lhe são apresentadas e, portanto, para exigência do consentimento informado; liberdade, no sentido de estar livre de qualquer influência controladora para esta tomada de posição.
d. O princípio da autonomia requer que todos os pacientes sejam tratados com igual consideração, independentemente de sua situação cultural ou socioeconômica.
e. O princípio da autonomia versa sobre a obrigação de não causar danos aos outros. Os danos devem ser entendidos não somente como físicos, como a dor, as lesões, a morte, mas também como aspecto ético, moral e psicológico.


hellen43246546345645: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**.,.,.,.,.,.....

Respostas

respondido por: paulachaverinho15
11

Resposta:

Letra C

Explicação:

A capacidade de agir intencionalmente, por vontade própria, o que pressupõe compreensão, razão e deliberação para decidir coerentemente entre as alternativas que lhe são apresentadas e, portanto, para exigência do consentimento informado; liberdade, no sentido de estar livre de qualquer influência controladora para esta tomada de posição.

Perguntas similares