4. Observe a imagem do imperador Honório, que governou o Império Romano Ociden- tal de 395 a 423, e depois responda às questões. a. Compare a imagem do imperador Otá- vio Augusto (p. 197, logo abaixo do tí- tulo O império, os imperadores e o povo romano) com a do imperador Honório. Identifique semelhanças e diferenças entre elas em relação aos trajes e à pos- tura de ambos. b. As imagens citadas no item a represen- tam de forma adequada o momento de auge do Império Romano (com Otávio) e o de crise (com Honório)? Explique. c. Relacione os dizeres do estandarte de Honório às mudanças religiosas que ocorriam em Roma entre o final do sé- culo IV e o início do V. d. Em, no máximo, dez linhas, elabore um texto explicando as causas internas e ex- ternas que levaram à queda do Império Romano.
Respostas
Durante cinco séculos, podemos observar o Império Romano e as mudanças que ocorreram perante o seu apogeu e declínio.
A) As imagens apresentadas identificam a importância que as guerras desempenhavam para com o Império.
Otávio Augusto, reforça o seu poder pela sua postura autoritária. Os seus trajes revelam a riqueza do império, e a sua importância militar pelas conquistas realizadas, reforçando a ideia de ele ser uma divindade.
Contrariamente, Honório indica o declínio de Roma. A sua representação ressalta a falta de confiança, através da sua expressão facial, bem como os trajes usados, a falta de recursos sentidos no Império. A vitória sobre as guerras estava dependente de Deus, e não de si mesmo.
B) Sim. Observamos isso pela retratação feita nos monumentos apresentados. Os elementos detalhistas que caracterizavam os trajes militares de Otávio, em contrapartida com a simplicidade das vestimentas de Honório, revelam o êxito atingindo, bem como as instabilidades políticas e sociais na decadência do Império.
C) 'Em nome de Cristo vencerás sempre.' O politeísmo observado, pelas crenças gregas e orientais, deu lugar ao cristianismo, que é adotado como religião oficial no Império em 384 d.C.
D) O processo de declínio do Império Romano ocorreu gradualmente. A adoção de políticas que visavam os interesses dos mais ricos, em detrimento das classes mais pobres, foram-se ampliando, conduzindo a instabilidades politicas e problemas econômicos, pela corrupção praticada. Mediante o enfraquecimento militar, as invasões bárbaras levaram à fragmentação do Império, e consequentemente, à sua extinção.
Início do Império Romano
Otávio Augusto foi nomeado como imperador de Roma no ano 27 a.C., marcando o início do Império Romano. Concentrando os poderes em si, Augusto implementou medidas que reforçaram o desenvolvimento econômico.
Através das suas habilidades políticas, assegurou a satisfação das províncias romanas, permitindo uma prosperidade elevada perante o seu governo.
Entenda mais sobre queda do Império Romano aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49521819
#SPJ1