A inovação sempre foi um fator fundamental para conduzir o crescimento e a competitividade nos negócios. No passado, uma solução tecnológica extraordinária ou a introdução de um produto excepcional era o suficiente para o sucesso. Mas, hoje, na maioria dos mercados, já não basta se concentrar na inovação do produto ou do processo, pois o aumento da pressão competitiva, a globalização, novas tecnologias, limites imprecisos de mercados em constante mudança, novos atores competitivos e mudanças nas regulamentações, todos se combinam para tornar produtos e processos obsoletos. Gostemos ou não, as regras do jogo estão mudando na maioria dos mercados. Assim, pesquisas demonstram que a inovação do modelo de negócio carrega um maior potencial para o sucesso do que a mera inovação de produtos ou de processos (GASSMANN; FRANKENBERGER;CSIK, 2004). Figura 1: Novos modelos de negócio têm um potencial de inovação adicional no produto e na inovação do processo  Fonte: (GASSMANN; FRANKENBERGER;CSIK, 2004) Considerando o texto como caráter motivador e interpretando as informações do gráfico da Figura I, analise e discuta neste Fórum sobre a seguinte afirmação: A vantagem competitiva futura das empresas não se apoiará em produtos e processos inovadores, mas em modelos de negócio inovadores.
Respostas
Pode-se dissertar sobre esse assunto falando sobre como evoluíram os mercados até aqui, tempo no qual a competitividade é tão dinâmica que o prazo da originalidade e inovação de um produto se reduz a algumas semanas de competitividade.
Como eram os mercados nas décadas de 80 e 90?
Vejamos algumas características:
- Avanço nos meios de comunicação expressivos, embora ainda bem limitados quanto às dinâmicas transnacionais;
- Crescimento e consolidação de grandes marcas no mundo e competição acirrada para a conquista dos consumidores;
- As publicidade e propagandas voltavam-se ao desenvolvimento de mais produtos com novos semblantes e benefícios;
- Maior estabilidade das marcas e prazo de validade das tecnologias,
Contudo, com a evolução natural do mercado, observa-se uma súbita mudança na dinâmica da informação; que hoje é vista como a grande "Commoditie".
O mundo contemporâneo não pode mais se sustentar pela inovação bruta, pois, com a demolição das fronteiras entre os países pelo avanço das redes.
Por conseguinte, entre os mercados, tornou o desenvolvimento e a replicação e uma tecnologia nova algo assustadoramente simples, portanto, o novo só é "mais novo" por pouco tempo.
Vejamos então o que o mercado atual prefere:
- Inovações no sistema próprio que se encontra uma marca/empresa, seus valores de mercado e capacidade de entender e se adaptar;
- Fluidez, tanto no uso das tecnologias quanto na adaptação às tendências e novidades;
- Capacidade de comunicação e organização em escala;
Tudo isto complementa a ideia de que o modelo de negócio, que diz respeito a cultura e valores de determinado negócio, como ele se impõe às forças e mudanças do mercado, é o fato que mais se eleva ao buscar prever o sucesso ou não de determinado agente.
Veja mais sobre o conceito de Indústria:
https://brainly.com.br/tarefa/32554067
#SPJ1