Explique o que foram a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários e relacione essas duas leis ao processo gradual de abolição da escravidão no Brasil.
Respostas
Resposta:
Lei do ventre Livre determina que de 28 de setembro de 1871 em diante, as mulheres escravizadas dariam à luz apenas bebês livres
E a lei dos sexagenário determina que a partir de 1885 os escravizados com 60 anos ou mais deveriam ser livres
Explicação:
As duas leis serviram como base para que em 1888 criassem a lei aurea que extinguia a escravidão no brasil
Resposta: A abolição da Escravidão no Brasil já era pensada e planejada desde a Independência do Brasil em 1822 por Dom Pedro I porém por diversos impecilios foi adiada. Já Dom Pedro II pretendia acabar com a escravidão de forma gradual para que não ocorresse uma Guerra Civil como ocorreu nos EUA. Com isso vários projetos foram propostos e leis aprovadas. A Lei do Ventre Livre garantia que todos filhos de escravos já nasceria liberto (sem precisar adquirir carta de alforria) e a Lei do Sexagenário garantia que todos escravos acima de 60 anos estaria Livre.
Explicação: Foram leis que demoraram para serem aprovadas e também impraticaveis pois todo filho de escravos não abandonaria os pais e a maioria dos escravos não chegava aos 60 anos... mas final das contas evitaram uma Guerra entre províncias no Brasil.