Santo Agostinho é sem dúvida um dos maiores filósofos cristãos, elaborando obras importantes e venerado como santo pela Igreja Apostólica Romana. Ocorre que, antes de sua conversão ao cristianismo e batismo, foi seguidor de doutrina religiosa de concepção dualística do mundo, como fusão do espírito, representando o mal, enquanto a matéria, representando o bem. Tal doutrina recebe o nome de
Respostas
O maniqueísmo foi a doutrina seguida por Santo Agostinho antes de sua conversão aos dogmas católicos. Alternativa C.
Santo Agostinho e o maniqueísmo
A partir de reflexões sobre os pressupostos dualistas maniqueístas que diziam respeito ao bem e ao mal inerentes aos homens, cuja essência ou alma seria boa, enquanto o veículo do espírito, o corpo, seria naturalmente mal, Santo Agostinho começa a professar acerca do livre-arbítrio, expressando que o corpo só se tornaria mal em virtude das próprias escolha humanas.
Assim, ao decidir por bons caminhos que o levassem à iluminação, o homem se aproximaria de Deus de forma espontânea, mas se mantendo em pecados e cultivando más ações e sentimentos, seu afastamento das bondades de Deus se tornaria inevitável, uma vez que o bem e o mal estariam disponíveis para a escolha, ou seja, nada seria naturalmente mal.
Abaixo, as alternativas da questão:
- a. hedonismo
- b. gnosticismo
- c. maniqueísmo
- d. ceticismo
- e. criacionismo
Aprenda mais sobre o maniqueísmo: brainly.com.br/tarefa/17026612
#SPJ4