TEXTO I É comum, ao olhar para o céu, identificar as rotas de aviões devido à trilha de fumaça que eles aparentemente emitem. Aquelas nuvens são chamadas rastros de fumaça. Às vezes formam linhas finas que cruzam todo o céu. O combustível de jato é feito de carbono e hidrogênio, que queimam com o oxigênio no interior do motor. Os principais produtos consistem em CO2 e H2O. A água geralmente é um vapor invisível. Disponível em: ciencia. Hsw. Uol. Com. Br. Acesso em: 9 jan. 2013 (adaptado). TEXTO II Isso não acontece sob qualquer circunstância. O ar precisa estar a uma temperatura de pelo menos 35 ºC negativos, ou seja: o avião tem que voar a pelo menos 10 quilômetros de altura. Além disso, a umidade relativa do ar deve estar em torno de 65%. Sem falar que a trilha só é visível se o céu estiver limpo, com poucas nuvens. Disponível em: mundoestranho. Abril. Com. Br. Acesso em: 9 jan. 2013 (adaptado). A visualização dos rastros é possível porque os produtos dessa combustão, no ambiente em que se encontram, a) se fundem. B) se solidificam. C) evaporam. D) sublimam. E) condensam
Respostas
respondido por:
0
Os rastros de aviões são produto da condensação do resíduo do combustível, alternativa E).
As Trilhas de condensação e mudança de estado físico
Sabendo que os aviões deixam para trás um resíduo de H2O e CO2 a uma temperatura elevada e entram em contato com o ar gelado a -35ºC podemos afirmar que existe uma mudança de estado físico das dessas substâncias.
Mudanças de estado físico ocorrem de acordo com as condições de temperatura e pressão das substâncias e as alteram entre estados gasosos, líquidos e sólidos.
Nessa temperatura e pressão os resíduos se condensam formando as trilhas de condensação e criando essas "nuvens" no rastro da aeronave, alternativa E).
Saiba mais a respeito de condensação aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4634784
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás