Se acadêmica parafraseasse o texto, fizesse as devidas citações e referências, estaria desenvolvendo a atividade de forma correta
Respostas
Em relação ao plágio acadêmico, podemos dizer que as afirmativas I, II e III estão corretas.
O que é o plágio acadêmico?
Podemos dizer que o plágio acadêmico caracteriza-se como a retirada de ideias de um autor por parte de um aluno sem que este apresente qualquer citação. Para que o aluno possa estar dentro das legalidades, é necessário que ele faça uma referência à pessoa responsável pela informação apresentada no texto.
Se a acadêmica retratada no enunciado tivesse parafraseado o texto e tivesse feito as devidas citações e referências, então a atividade estaria correta e dentro das legalidades. No entanto, o que a aluna fez se trata de uma questão ilegal, e além disso deixa evidente que ela não tem capacidade de fazer a sua própria construção textual.
Enunciado completo:
Determinada aluna do ensino superior se deparou com uma atividade na qual necessitava elaborar um texto argumentativo que falava sobre a importância das políticas públicas para a educação. A acadêmica fez uma busca na web e encontrou um texto que apresentava ideias que lhe agradavam. Ela então copiou o texto e o usou como se fosse seu na atividade.
Sobre a situação apresentada, leia as assertivas que seguem:
- I. Apropriar-se de ideias e conteúdos produzidos por outras pessoas e apresentá-los como se fosse seu se caracteriza como plágio.
- II. A prática realizada pela aluna é inadequada por vários motivos, além do plágio, demonstra que ela não está sendo capaz de elaborar seu próprio texto.
- III. Se acadêmica parafraseasse o texto, fizesse as devidas citações e referências, estaria desenvolvendo a atividade de forma correta.
Veja mais sobre citação direta ou indireta:
brainly.com.br/tarefa/39290000
#SPJ4