De acordo com Weber, a dominação ocorre quando se encontra obediência dentro de um determinado grupo de pessoas em relação a um mandato ou mandatário específico. O autor salienta ainda a existência de três tipos puros de dominação legítima
Respostas
respondido por:
0
Para Weber, o estado controla as pessoas de maneira legítima, para que o cidadão, teoricamente, seja sujeito do domínio e não faça nada a respeito. Os tipos de dominação legítima são:
- Dominação carismática, onde o dominado sente apreço por seu dominador, seja ele com papel de messias, demagogo, guerreiro.
- Dominação tradicional na qual se baseia a lógica de manutenção do tecido social onde há a lógica senhor-servo
- Dominação legal-racional, onde há o plano de, pela lei, os sujeitos se repartirem em empresas burocráticas, e de maneira heterocéfala, uma vez que o ideal das diferentes empresas é o mesmo.
Weber e os três poderes de dominação
A lógica carismática, tradicional e legal-racional tem em comum a não percepção do que ocorre no sistema dominado-dominante.
Isto não é por acaso, uma vez que aquele que domina de maneira legítima o faz para que não pareça uma iniquidade, uma ilegitimidade o que está havendo.
Complemento de leitura sobre Weber: https://brainly.com.br/tarefa/46596636
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás