O federalismo rompe com o sistema de relação direta entre os detentores do poder local e o centro de poder nacional prevalecente no brasil império. Na república, governadores ou presidentes, conforme denominado na respectiva constituição de cada estado, são eleitos e detêm uma enorme soma de poder que lhes advém do próprio texto constitucional. Eles dirigem e controlam a política do estado a partir de poderosas máquinas partidárias. Nesse processo, os coronéis, nos municípios, serão peças-chave. Resende, m. E. L. O processo político na primeira república e o liberalismo oligárquico. In: o brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de janeiro: civilização brasileira, 2003 (adaptado). No contexto mencionado, a aliança entre o governo provincial e o coronelato garantia a) a dissolução da hierarquia regional. B) o exercício do voto secreto e universal. C) a escolha de candidatos oposicionistas. D) a manutenção da autoridade estadual. E) o esgotamento da política de compromissos
Respostas
O federalismo brasileiro viu os seus princípios alterados, perante a introdução de regimes e ditaduras, exercidos no país. Identificamos a alternativa correta como a letra D) A manutenção da autoridade estadual.
Início do Federalismo no Brasil
O federalismo teve o seu início no Brasil após a proclamação da República, em 1889. Assim a distribuição do poder ocorria perante o exercício do Governo e dos Estados membros.
A crise mundial, decorrente no ano de 1930, intensificou os regimes autoritários, e a participação por parte dos estados ficou praticamente nula.
Com a queda do regime ditatorial e o início da industrialização no país, os estados passaram a recuperar a sua autonomia, que ficou novamente reduzida perante o regime militar, que vigorou entre 1964 e 1985.
Entenda mais sobre regime militar no Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/221450
#SPJ4