Respostas
Resposta:
Máquinas térmicas
Máquinas térmicas são dispositivos que conseguem converter parcialmente a energia térmica, na forma de calor, em trabalho mecânico. Toda máquina térmica necessita de uma substância de trabalho, à qual a máquina transfere parte do calor absorvido por uma fonte quente, fazendo-a aquecer e esfriar de forma cíclica.
As máquinas térmicas operam em ciclos, isto é, a substância de trabalho usada para movê-las passa diversas vezes pelo mesmo estado de pressão, volume e temperatura. Além disso, toda máquina térmica tem um reservatório térmico quente e um frio, para onde uma parte da energia térmica é dissipada. Por menor que seja a quantidade de energia dissipada durante o funcionamento desse tipo de equipamento, seu rendimento nunca será igual a 100%, uma vez que essa situação violaria a terceira lei da Termodinâmica.
A máquina térmica com maior rendimento possível é a máquina de Carnot, que é um artefato teórico, ou seja, não existe na vida real. Sadi Carnot, pautado nas leis da Termodinâmica, conseguiu provar que nenhuma máquina térmica real, operando em um determinado intervalo de temperatura, é capaz de apresentar um rendimento superior ao obtido pela máquina de Carnot.
O que se obtém do funcionamento de uma máquina térmica é o que chamamos de trabalho mecânico. Por meio da movimentação de pistões, as máquinas térmicas conseguem aproveitar uma pequena fração da energia térmica em seu interior, transformando-a em movimento. O trabalho realizado por uma máquina térmica também pode ser obtido subtraindo-se o calor absorvido pela máquina com o calor que é dissipado durante seu funcionamento.
Explicação: