Respostas
Resposta:
Geografia da Tunísia
A Tunísia é um pequeno país localizado no norte da África. Ela faz fronteira com a Argélia e a Líbia e é banhada pelo mar Mediterrâneo.
Resposta:
Explicação:
Resumo sobre Tunísia
É uma nação localizada no norte da África e uma das mais desenvolvidas e industrializadas desse continente.
É uma antiga colônia francesa que se tornou independente no ano de 1956; a partir de então, houve a queda da monarquia e a instalação da república tunisiana.
Sua geografia é marcada pela presença de um litoral de clima mediterrânico e um interior de clima desértico.
Sua população é de cerca de 12 milhões de habitantes; sua maior cidade em população é Túnis.
Tem como uma de suas principais atividades econômicas o turismo, além de deter uma moderna infraestrutura de transportes e serviços turísticos.
O futebol é o esporte mais admirado pelos tunisianos; sua seleção de futebol masculina é uma das principais do continente africano.
Dados gerais sobre a Tunísia
Nome oficial: República Tunisina
Gentílico: tunisino ou tunisiano
Extensão territorial: 163.610 quilômetros quadrados
Localização: África do Norte
Capital: Túnis
Clima: mediterrânico e desértico
Governo: república semipresidencialista
Idioma: árabe
Religiões: 99% (islamismo);,1% (outras).
População: 11.820.000 habitantes
Densidade demográfica: 62 habitantes/quilômetro quadrado
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,766 (elevado)
Moeda: Dinar tunisiano
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 39,24 bilhões de dólares
PIB per capita: US$ 3319,82
Gini: 32,8%
Fuso horário: UTC +1
Geografia da Tunísia
A Tunísia é um pequeno país localizado no norte da África. Ela faz fronteira com a Argélia e a Líbia e é banhada pelo mar Mediterrâneo. Seu relevo é formado por regiões montanhosas ao norte, planaltos e planícies na zona central, além de grandes planícies desérticas ao sul. A porção sul do território tunisiano é cortada pelo deserto do Saara.
O clima e a vegetação da Tunísia apresentam uma clara dualidade: no norte do país, zona próxima ao litoral, predominam as formações vegetacionais e o clima mediterrânico; já na porção centro-sul, o clima e a vegetação são desérticos. O principal rio da Tunísia é o Medjerda.
Demografia da Tunísia
A população da Tunísia é composta por cerca de 12 milhões de habitantes. O país é formado etnicamente por árabes e beberes. A maior parte da população tunisiana é urbana e está concentrada no litoral. Em termos demográficos, a Tunísia apresenta uma taxa de natalidade constante e um índice de longevidade crescente.
Os tunisianos desfrutam de um padrão de vida elevado quando comparado aos demais países africanos. A Tunísia é uma das nações com o maior Índice de Desenvolvimento Humano da África. A maior cidade tunisiana é a capital do país, a cidade de Túnis, com cerca de 600 mil habitantes.
Economia da Tunísia
A Tunísia tem uma economia bastante diversificada, sendo uma das principais do continente africano. O setor primário é caracterizado pela produção de gêneros alimentícios como azeitonas, uvas, tâmaras e frutas cítricas. O país também é um importante ator regional na produção de petróleo, ferro e fosfato. Já o setor secundário é bastante abrangente e possui indústrias de alimentos e bebidas, ferro e aço, produtos químicos, entre outras. O setor terciário tem como destaque os serviços diversos e o turismo. A atividade turística é um dos pilares da economia tunisiana.
Infraestrutura da Tunísia
A Tunísia possui uma infraestrutura bem desenvolvida e bastante moderna. O setor de transportes do país é moderno e formado por diversos modais, como rodoviário, ferroviário e aeroviário. Em relação ao transporte aéreo, a Tunísia sedia aeroportos importantes, especialmente na conexão entre os continentes africano e europeu.
Os setores de energia e de saneamento básico também são muito desenvolvidos e oferecem boa cobertura de serviços para a população. Já no que toca aos serviços públicos de saúde e educação, eles possuem boa qualidade e espacialidade quando comparados aos dos demais países africanos.
Cultura da Tunísia
A cultura da Tunísia é fortemente influenciada pela religião, uma vez que a população é majoritariamente muçulmana, fator que reflete diretamente nas práticas cotidianas dos tunisianos. A música e a literatura árabe são predominantes entre eles. Já na culinária, destaca-se o uso de frutas temperadas e pães diversos.
A Tunísia também possui importantes centros históricos e ainda guarda parte das ruínas antigas da cidade de Cartago. Por sua vez, a Tunísia tem como esporte mais admirado o futebol, cuja seleção masculina nacional tem um grande destaque no contexto regional africano. O handebol, o vôlei e a natação também são esportes amplamente praticados no país.