6. Releia os trechos a seguir, extraídos de duas cartas do leitor.
Carta 3 FF É muito interessante uma reportagem desconstruir a ideia de que "eu nasci e vou ser sempre assim", tam- bém conhecida como "síndrome de Gabriela".
Carta 4 Não acho que seja possível uma pessoa mudar sua personalidade. Acredito que personalidade é aquilo que nos faz únicos em meio a todos os outros seres humanos e, por isso, cada um já nasce predeterminado a ser teimoso ou flexível, arrogante ou compreensivo, não há o que mude isso.
a) Em qual carta o leitor utiliza a 3a pessoa do singular para expor sua opinião sobre a reportagem? ( ) Na carta 3. ( ) Na carta 4.
b) Em qual carta predomina a 1ª pessoa do singular? ( ) Na carta 3. ( ) Na carta 4.
c) Qual dessas cartas é mais impessoal? Explique sua resposta.
Ao se escrever um texto, é preciso fazer opções. Uma delas diz respeito à presen- ça ou não de marcas de pessoalidade. Em um tex- to que faz uso de 1ª pessoa, por exemplo, o autor é colo- cado em evidência.
Respostas
respondido por:
1
a) carta 4, pois observe o trecho: "Acredito que personalidade é aquilo que 'nos' faz únicos[...]". seguindo a norma culta da língua portuguesa, ela está se referindo a si mesmo e outras pessoas, sendo assim,
3° pessoa do singular.
b) já que a carta 4 é 3° pessoa, restando assim a carta 3 como 1° pessoa.
c) a carta 4 pois, "[...] não a quem mude isso" o sujeito é indeterminado uma das características de um texto impessoal.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás