O diabetes mellitus (DM) atinge em todo o mundo grande número de pessoas de diferentes condições sociais. É uma doença crônica grave, que integra um grupo de doenças metabólicas, caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia) resultante de defeitos na secreção de insulina e/ou na ação desta. Com isso, essa enfermidade representa um problema de saúde pública e pessoal com grandes proporções quanto à magnitude e à transcendência.
Com base no artigo "Complicações crônicas dos diabéticos tipo 2 atendidos nas Unidades de Saúde da Família, Recife, Pernambuco, Brasil, 2008", sobre o diabetes mellitus assinale a alternativa INCORRETA.
A O diabetes está associado ao aumento da mortalidade devido ao alto risco de desenvolvimento de complicações agudas e crônicas. Dentre elas estão: hipoglicemia, cetoacidose diabética, o coma hiperosmolar, retinopatia, nefropatia, cardiopatia isquêmica, doença cerebrovascular e doença vascular periférica.
B O impacto do diabetes mellitus como problema de saúde pública deve-se principalmente às complicações crônicas decorrentes da doença que frequentemente tem caráter incapacitante, comprometendo a qualidade de vida dos seus portadores e requerendo tratamento extremamente oneroso ao sistema de saúde.
C Os sintomas característicos da fase aguda são: polaciúria, polidpsia, polifagia, emagrecimento, perda da força; e as principais complicações degenerativas são: infarto do miocárdio, arteriopatia periférica, acidente vascular cerebral (AVC), microangiopatia, nefropatia e neuropatia.
D Considerando que: o DM é mais frequentemente diagnosticado entre 45 e 55 anos de idade; que a população brasileira apresenta uma explícita tendência de ampliação na expectativa de vida, e que vários estudos têm mostrado demonstram que a prevenção das complicações do DM. Nesse sentido, é necessário reforçar, junto aos serviços básicos de saúde, as medidas e ações visando reduzir os fatores de risco e o impacto dessas complicações na qualidade de vida dos portadores de diabetes Tipo 2, para que os mesmos tenham uma forma mais saudável e participativa na sociedade.
E Os pacientes com DM do tipo 2 têm um risco quatro vezes maior de ter doença vascular periférica (DVP) em relação a não diabéticos.
pattylacerda:
Precisa de ajuda com seu mapa Sub 47-99617-9761
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Letra E
Explicação:
Pacientes diabéticos tem 2x mais chances de DVP em relação a não diabéticos. Fonte: sociedade brasileira de endocrinologia.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás