Respostas
Resposta:
A maioria das esponjas tem apenas alguns centímetros de tamanho, mas algumas em forma de urna ou disformes têm menos de um centímetro (0,4 polegada); outros, em forma de vasos, tubos ou galhos, podem ter de um a dois metros (3,3 a 6,6 pés) de altura, e grandes massas arredondadas podem ter um a dois metros de diâmetro. O tamanho dentro de uma espécie pode variar com a idade, condições ambientais e suprimento de alimentos.
As esponjas variam muito na aparência externa. Alguns são espessos ou semelhantes a árvores e têm projeções semelhantes a dedos.
A maioria das esponjas se reproduz sexualmente, embora a reprodução assexuada também possa ocorrer. As esponjas são geralmente hermafroditas (isto é, possuem células germinativas masculinas e femininas em um animal); no entanto, algumas espécies de esponjas são hermafroditas sequenciais (isto é, possuem células germinativas masculinas e femininas que se desenvolvem em momentos diferentes no mesmo animal).
As esponjas são animais incomuns, pois carecem de órgãos definidos para realizar suas várias funções. A estrutura mais importante é o sistema de canais e câmaras, chamado sistema de corrente de água, através do qual a água circula para levar comida e oxigênio à esponja. O sistema de corrente de água também ajuda a dispersar gametas e larvas e remover resíduos.
O esqueleto das esponjas é de grande importância taxonômica. Pode ser de natureza mineral (calcária ou siliciosa) ou composta por proteínas e outros componentes (espongina). O esqueleto mineral é formado em sua maior parte por unidades chamadas espículas, espalhadas por toda a esponja ou unidas para formar fibras; as espículas são classificadas como megascleras, que funcionam no suporte, e microscleras, que funcionam na proteção e também auxiliam no suporte.
Explicação:
Caracteristicas da esponja (porífero)