• Matéria: Pedagogia
  • Autor: priscila3030
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre o Plano Nacional de Alfabetização sabe-se que, em janeiro do ano de 1964, foi aprovado o Plano Nacional de Alfabetização, que previa a disseminação de programas de educação de adultos, orientados pela proposta de Paulo Freire, por todo Brasil. Contando, em grande parte, com educadores populares, a preparação do plano, com forte engajamento de estudantes, sindicatos e diversos grupos estimulados pela efervescência política da época, foi interrompida, alguns meses depois, pelo Golpe Militar. Partindo desse pressuposto, analise as asserções que referenciam esse momento histórico.
I. O paradigma pedagógico proposto por Freire baseava-se em um novo entendimento da relação entre as problemáticas educacional e a social. Antes apontado como causa da pobreza e da marginalização, o analfabetismo passou a ser interpretado como efeito da situação de pobreza gerada por uma estrutura social não igualitária.
II. Freire fazia apologia à chamada “educação bancária”, que considerava o analfabeto como alguém que não possui cultura ou conhecimento, uma espécie de banco onde o educador deveria depositar o conhecimento.
III. Tomando o alfabetizando como sujeito de sua aprendizagem, o aluno propunha uma ação educativa que não negasse a cultura, mas que fosse transformando-a através de um diálogo ancorado no tripé educador/ alfabetizando/objeto do conhecimento.
IV. A educação apregoada por Freire se caracteriza pela transmissão de conhecimentos apenas, como se o processo de ensino e de aprendizagem circulasse em uma rua de mão única.
V. Paulo Freire alfabetizou cerca de trezentos trabalhadores em apenas 45 dias, usando a cartilha tradicional como currículo de base, tendo como princípio a disciplina e os valores éticos para a emancipação social.
Está correto o que se afirma apenas em:
Resposta: I.

Respostas

respondido por: joaomanoelr41
0

Resposta:

Em 1964, foi aprovado o plano Nacional de Alfabetização. O Brasil todo deveria ser atingido e orientado pela proposta de Paulo Freire. Mas com o golpe militar de 64, toda essa proposta de uma educação inovadora foi suprimida e para substituí-la foi proposto o MOBRAL.

Perguntas similares