O pensamento de Karl Marx marca a história da teoria sociológica e vai influenciar a compreensão e interpretação da realidade. Sobre as ideias marxistas, analise as proposições a seguir e a relação entre elas.
I. Karl Marx é responsável por desenvolver o materialismo histórico enquanto método para interpretação dos acontecimentos sociais.
PORQUE
II. A sociedade capitalista impunha reflexos político-econômicos e, portanto, históricos, que influenciavam materialmente a vida social.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Respostas
Resposta: opção "5"
Explicação: O materialismo histórico é uma teoria marxista que defende a ideia de que a evolução e a organização da sociedade, ao longo da história, ocorrem de acordo com a sua capacidade de produção e com suas relações sociais de produtividade.
Resposta: Opção 5
Explicação: Marx é um autor que, analisando os efeitos da consolidação do capital e politicamente incomodado com a questão, propôs uma Sociologia engajada, um olhar sobre essa dinâmica, a percepção de suas formas de dominação e como vencer esse processo.
Observa-se a inovação de Karl Marx em relação às ciências humanas como eram vistas até então. Ele propunha o entendimento de uma Sociologia que notasse que a história e as sociedades eram feitas por pessoas e que disputas e ordenamentos abririam importantes perspectivas sobre a noção de progresso.
Com Marx, temos a criação do materialismo histórico, que trazia um conceito novo para a interpretação dos acontecimentos sociais, pois chamava fatores técnicos e econômicos para a leitura e compreensão da história.