• Matéria: Pedagogia
  • Autor: boldriniivanete
  • Perguntado 3 anos atrás

Imagine a seguinte situação:

Você é professor(a) regente de uma turma com crianças com 5 e 6 anos de idade, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Miracema”. Neste ano de 2022, o CMEI em que você atua recebeu para compor a equipe a pedagoga Maria Luiza, que tem 20 anos de experiência profissional acumulada exclusivamente no Ensino Fundamental. Devido à longa trajetória no Ensino Fundamental e nenhuma experiência com os processos relacionados ao cuidar e educar de bebês, a diretora definiu que a pedagoga Maria Luiza ficasse responsável por orientar justamente o seu trabalho pedagógico.

Ao se apropriar do PPP do CMEI e dos documentos curriculares da Educação Infantil, ela notou que os conhecimentos estão agrupados em Campos de Experiências específicos. Portanto, no momento de planejamento com você, a pedagoga Maria Luiza te apresentou a seguinte forma para abordar semanalmente o que ela entendeu serem os conteúdos de ensino desta etapa:

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

Corpo, gestos e movimento

O eu, o outro e o nós

Traços, sons, cores e formas



Ao observar o quadro proposto por ela, é perceptível que a pedagoga acreditou que essa organização facilitaria o seu trabalho, pois te permitiria reservar cada dia da semana para a realização de atividades com foco em conteúdos relacionados ao que ela compreendeu serem as “disciplinas obrigatórias” na educação infantil. Nesse mesmo planejamento, ela afirmou que o objetivo do trabalho pedagógico da sua turma deveria ser o de preparar bem as crianças do CMEI Miracema para ingressarem no ensino fundamental no ano letivo seguinte. Portanto, era necessário garantir que todas as crianças chegassem ao 1º ano do ensino fundamental demonstrando proficiência adequada em leitura, escrita, raciocínio lógico, conhecimentos sobre a natureza etc.

Considerando a sua trajetória na educação infantil como professor(a), e tudo que aprendera neste curso de formação, de que maneira você poderia dialogar com a pedagoga Maria Luzia, no sentido de explicar a ela acerca do modo de se trabalhar com os Campos de Experiência na educação infantil e da concepção de criança que estão presentes no Currículo do Espírito Santo e na BNCC?

Respostas

respondido por: luciaferreira0353
1

Resposta:

Explicação:

respondido por: marlenedomiciano9
1

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares