Respostas
A reciclagem é o processo de conversão de resíduos em novos materiais e objetos. A recuperação de energia a partir de materiais residuais é frequentemente incluída neste conceito. A reciclabilidade de um material depende de sua capacidade de readquirir as propriedades que tinha em seu estado original. É uma alternativa ao descarte de resíduos "convencional" que pode economizar material e ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Também pode evitar o desperdício de materiais potencialmente úteis e reduzir o consumo de matérias-primas frescas, reduzindo o uso de energia, a poluição do ar (por incineração) e a poluição da água (do aterro).
A reciclagem é um componente-chave da redução de resíduos moderna e é o terceiro componente da hierarquia de resíduos "Reduzir, Reutilizar e Reciclar". Promove a sustentabilidade ambiental removendo a entrada de matéria-prima e redirecionando a saída de resíduos no sistema econômico. Existem algumas normas ISO relacionadas à reciclagem, como a ISO 15270:2008 para resíduos plásticos e a ISO 14001:2015 para controle de gestão ambiental da prática de reciclagem.
Os materiais recicláveis incluem muitos tipos de vidro, papel, papelão, metal, plástico, pneus, têxteis, baterias e eletrônicos. A compostagem e outras reutilizações de resíduos biodegradáveis – como alimentos e resíduos de jardim – também são uma forma de reciclagem. Os materiais para reciclagem são entregues a um centro de reciclagem doméstico ou retirados de lixeiras na calçada, depois classificados, limpos e reprocessados em novos materiais para a fabricação de novos produtos.
Em implementações ideais, a reciclagem de um material produz um novo suprimento do mesmo material - por exemplo, papel de escritório usado seria convertido em papel de escritório novo e espuma de poliestireno usada em novo poliestireno. Alguns tipos de materiais, como latas de metal, podem ser remanufaturados repetidamente sem perder sua pureza. Com outros materiais, isso geralmente é difícil ou muito caro (em comparação com a produção do mesmo produto a partir de matérias-primas ou outras fontes), assim, a "reciclagem" de muitos produtos e materiais envolve sua reutilização na produção de diferentes materiais (por exemplo, papelão). Outra forma de reciclagem é o resgate de materiais constituintes de produtos complexos, seja por seu valor intrínseco (como chumbo de baterias de carros e ouro de placas de circuito impresso), ou sua natureza perigosa (por exemplo, remoção e reutilização de mercúrio de termômetros e termostatos).