A formação proposta para o profissional da educação do curso de pedagogia é abrangente e exigirá uma nova concepção da educação, da escola, da pedagogia, da docência, da licenciatura. Uma nova compreensão que situe a educação, a escola, a pedagogia, a docência, a licenciatura no contexto mais amplo das práticas sociais construídas no processo de vida real dos homens, com o fim de demarcar o caráter sócio-histórico desses elementos.
AGUIAR, Márcia Angela da S. et al. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 819-842, out. 2006.
Sobre o curso de pedagogia, analise as afirmativas a seguir.
I. Curso que pode ser de bacharelado e/ou licenciatura.
II. É um curso de formação do campo das metodologias.
III. Formação ampla para o exercício da docência e gestão educacional.
IV. Forma para exercício da profissão em ambientes escolares e não escolares.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
a)
I, II, III e IV.
b)
I e III, apenas.
c)
III e IV, apenas.
d)
II e III, apenas.
e)
II, III e IV, apenas.
2)
As DCNs estabelecem princípios orientadores amplos, diretrizes para a formação de professores e critérios para a organização da matriz curricular sem, no entanto, explicitar conteúdos. Por não oferecerem caminhos fechados, elas são consideradas um avanço em relação a propostas anteriores, consubstanciadas pela acepção de Estado Autoritário, que fixava currículos mínimos.
SCHNEIDER, M. P. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica: das determinações legais às práticas institucionaliza. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarian – UFSC. 2007.
A recente mudança em 2015 nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica traz alguns avanços quando comparadas a de 2002.
Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Estabeleceu duração dos cursos de graduação Plena.
( ) Instaurou a carga horária para os cursos de licenciatura.
( ) Formação de professores da Educação básica em nível superior.
( ) Estabeleceu critérios para avaliação dos profissionais da Educação básica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a)
V – F – V – V.
b)
F – V – V – F.
c)
V – F – F – V.
d)
F – V – F – V.
e)
V – V – V – F.
3)
Segundo o artigo 9, da Resolução CNE/CP n. 2/2015, o documento define que os cursos de formação inicial de professores, compreendem: I - cursos de graduação de licenciatura; II - cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados; III - cursos de segunda licenciatura. Tal aspecto evidencia que as atuais diretrizes são mais abrangentes que as anteriores. Além disso, conforme já ressaltado na seção anterior essas diretrizes apresentam em um único documento orientações no que diz respeito a formação inicial, continuada e a valorização dos profissionais do magistério. Para este trabalho, vamos restringir nossas discussões apenas nas questões relativas à formação de professores em cursos de graduação licenciatura.
CARVALHO, Isis Azevedo da Silva; GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira. Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores: Avanços e Perspectivas para as Licenciaturas. Revista Didática Sistêmica, [s.l.], v. 19, n. 1, p.83-97, 24 set. 2017.
Sobre a resolução CNE/CP n. 2/2015 e as Diretrizes Curriculares Nacionais (2002) analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na Resolução CNE/CP n. 2/2015, diferentemente das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2002, a formação de professores, não restringe suas diretrizes aos cursos de graduação primeira licenciatura.
PORQUE
II. Em seu artigo 9, a Resolução CNE/CP n. 2/2015, define que os cursos de formação inicial de professores” devem ser mais abrangentes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições falsas.
b)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a primeira questão a resposta é
b
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás