• Matéria: Pedagogia
  • Autor: kom2013svp
  • Perguntado 3 anos atrás

Nesse fórum vamos refletir sobre a atuação do pedagogo nos espaços não escolares. Para isso, você deverá se atentar a alguns pontos:

1) As respostas devem ser bem fundamentadas, e não serão qualificadas como relevantes as respostas semelhantes a “concordo” ou “discordo”.

2) Uma postagem relevante é aquela bem pensada, escrita com suas palavras, fundamentada, organizada e que atenda ao solicitado pelo professor.

3) O registro da sua resposta deve ser realizado diretamente em resposta aos questionamentos propostos, contendo, no mínimo, cinco linhas e, no máximo, dez linhas.

Leia o texto apresentado a seguir:

Gostaria de definir a educação não-formal por aquilo que ela é, pela sua especificidade e não por sua oposição à educação formal. Gostaria também de demonstrar que o conceito de educação sustentado pela Convenção dos Direitos da Infância ultrapassa os limites do ensino escolar formal e engloba as experiências de vida, e os processos de aprendizagem não-formais, que desenvolvem a autonomia da criança. Como diz Paulo Freire “Se estivesse claro para nós que foi aprendendo que aprendemos ser possível ensinar, teríamos entendido com facilidade a importância das experiências informais nas ruas, nas praças, no trabalho, nas salas de aula das escolas, nos pátios dos recreios, em que variados gestos de alunos, de pessoal administrativo, de pessoal docente se cruzam cheios de significação” (Freire, 1997:50).

A educação formal tem objetivos claros e específicos e é representada principalmente pelas escolas e universidades. Ela depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo, com estruturas hierárquicas e burocráticas, determinadas em nível nacional, com órgãos fiscalizadores dos ministérios da educação. A educação não-formal é mais difusa, menos hierárquica e menos burocrática. Os programas de educação não-formal não precisam necessariamente seguir um sistema sequencial e hierárquico de “progressão”. Podem ter duração variável, e podem, ou não, conceder certificados de aprendizagem.

Toda educação é, de certa forma, educação formal, no sentido de ser intencional, mas o cenário pode ser diferente: o espaço da escola é marcado pela formalidade, pela regularidade, pela sequencialidade. O espaço da cidade (apenas para definir um cenário da educação não-formal) é marcado pela descontinuidade, pela eventualidade, pela informalidade. A educação não-formal é também uma atividade educacional organizada e sistemática, mas levada a efeito fora do sistema formal. Daí também alguns a chamarem impropriamente de “educação informal”. São múltiplos os espaços da educação não-formal.

Além das próprias escolas (onde pode ser oferecida educação não-formal) temos as Organizações Não-Governamentais (também definidas em oposição ao governamental), as igrejas, os sindicatos, os partidos, a mídia, as associações de bairros etc. Na educação não-formal, a categoria espaço é tão importante como a categoria tempo. O tempo da aprendizagem na educação não-formal é flexível, respeitando as diferenças e as capacidades de cada um, de cada uma. Uma das características da educação não-formal é sua flexibilidade tanto em relação ao tempo quanto em relação à criação e recriação dos seus múltiplos espaços.

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Suíça, 2005.

Considerando as características da educação não formal e os múltiplos espaços de atuação, escolha um espaço não escolar e comente sobre a atuação do pedagogo.

Aguardo sua contribuição!

Respostas

respondido por: emanuelsilva50f
0

Explicação:

O planejamento na Educação Infantil. é muito importante para o professor e para as crianças, pois assim se evita o improviso, facilita sua intervenção e orienta sua prática educativa na aprendizagem e no desenvolvimento da criança.

O planejamento educacional é uma ferramenta necessária na ação docente, pois permite estabelecer os objetivos a serem alcançados em cada uma das atividades propostas em sala de aula.

Por ser produto da avaliação da aprendizagem e do desenvolvimento infantil, sua finalidade é facilitar a organização dos elementos que norteiam o processo educacional.

Perguntas similares