Gente, preciso da ajuda de vocês para encontrar, com fundamentos científicos, a definição de agressividade e de onde ela surge ( atraves das estruturas cerebrais) porem não consigo achar essas respostas em artigos, me ajudem por favor
Respostas
Em primeiro lugar, o que é a agressividade?
A agressividade pode ser compreendida como um comportamento de relevância evolutiva, que ocorre em resposta a eventos que provocam respostas emocionais de raiva e medo e que podem gerar danos diversos ao seu alvo. Traços de personalidade e temperamento podem ter um fator que contribui para a presença em maiores ou menores níveis em indivíduos, mas deve-se entender que a agressividade não é, em si mesma, algo ruim. Há aspectos positivos e negativos na agressividade, como na maioria dos demais comportamentos humanos.
Dito isso, percebe-se que diferentes contextos podem demandar a agressividade de um indivíduo. Ao participar de competições esportivas ou por vagas de trabalho, em situações em que presenciamos injustiça e até mesmo diante de crimes, a agressividade manifesta seus diferentes componentes, sendo eles de caráter disruptivo ou de resolução de problemas.
A agressividade no cérebro
Como dito anteriormente, a agressividade é um comportamento, e para que um estímulo seja interpretado corretamente para deflagrar um comportamento, este deve ser processado tanto por áreas cerebrais mais responsáveis pelo julgamento quanto por áreas mais associadas às emoções. Muitos estudos apontam a amígdala como uma importante estrutura cerebral para compreensão da agressividade, havendo inclusive estudos que correlacionam o volume (tamanho) da amígdala com a propensão de comportamentos agressivos e impulsivos. Isso ocorre porque a amígdala é uma estrutura crucial do nosso sistema límbico (processa e integra nossas emoções), e é justamente ela a responsável pela regulação emocional. Medo e a raiva são emoções primárias para as quais estamos evolutivamente propensos diante de situações de conflitos e injustiças, e o hipotálamo atribui essas emoções a características do estímulo gerador de agressividade. A amígdala, então, é recrutada para o processamento de informações que resulta em comportamentos agressivos.