A participação e a autonomia são processos que se inserem na ampla moldura da Federação, envolvidos pelas garantias e pela certeza do ordenamento constitucional superior – a Constituição Federal, cimento de todo o sistema federativo. Tanto a participação como a autonomia existem em função das regras constitucionais supremas, que permitem ver na Federação, como viu Tocqueville no século XIX, duas sociedades distintas, “encaixadas uma na outra”, a saber: o Estado Federal e os Estados Federados harmonicamente superpostos e conexos. BONAVIDES, P. Ciência Política. 15. ed. São Paulo: Malheiros, 2008. Com base no excerto de texto e em seus conhecimentos, a organização por meio de vários centros de poder político autônomos é conhecida como: Alternativas Alternativa 1: Estado novo. Alternativa 2: Estado laico. Alternativa 3: Estado unitário. Alternativa 4: Estado federativo. Alternativa 5: Estado democrático.
renatadcarneiro:
Reposta 4 - pag. 46 - O Estado Federativo organizas-epor meio de vários centros de poder político autônomos.
Respostas
respondido por:
9
A organização por meio de vários centros de poder político autônomos é conhecida como Estado federativo. Por esse motivo, o gabarito é dado pela alternativa 4.
O que é Federação?
A Federação é uma forma de Estado em que o poder é dividido entre um ente central e algumas unidades regionais. No entanto, vale destacar que a soberania é exercida somente pelo ente central.
Nessa dimensão da realidade, vale destacar que o Brasil possui a Federação como forma de Estado. Na prática, a gente pode observar que a União representa o agente central e os estados representam as unidades regionais.
Aprenda mais sobre o tema Estado federativo em:
https://brainly.com.br/tarefa/20679099
#SPJ1
Anexos:
respondido por:
2
Resposta: Estado Federativo
Explicação: Pagina 46 da apostila
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás