ideias e de práticas que nada teria de religioso, ou deixar de lado fatos religiosos sem perceber sua verdadeira natureza
(DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares da Vida Religiosa: o sistema totêmico na Austrália. 1ªed. Tradução Paulo Neves.
São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996, p. 3).
Diante disto, qual a alternativa que melhor se aproxima da definição de Religião para Durkheim:
A) A religião tem como princípio a existência de um grupo especializado na produção dos bens religiosos (o clero) e de
um grupo que produz excedente econômico (os leigos) para sustentar esse grupo especializado que, em troca,
produz o sustento espiritual.
B) A religião é a teoria geral deste mundo, o seu resumo enciclopédico, a sua lógica em forma popular, o seu point
d’honneur espiritualista, o seu entusiasmo, a sua sanção moral, o seu complemento solene, a sua base geral de
consolação e de justificação. É a realização fantástica da essência humana, porque a essência humana não possui
verdadeira realidade.
C) A religião tem um aspecto intelectual, o dogma; um aspecto afetivo, o amor, que se manifesta no culto; um aspecto
prático que se denomina regime. A religião, portanto, torna uma sociedade estável visto que ela é para a sociedade o
que a saúde é para o corpo.
D) A religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, ou seja, separadas, proibidas,
crenças e práticas que reúnem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a elas aderem.
E) A religião é um sistema estruturado de símbolos pelos quais grupos humanos formulam a última razão de ser da
vida e do mundo em que vivem e em redor de que se organizam certa unidade com progressiva especialização de
papéis.
Respostas
A alternativa correta que relaciona a obra do sociólogo francês Émile Durkheim e o tema da religião é: "D) A religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, ou seja, separadas, proibidas, crenças e práticas que reúnem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a elas aderem."
Para isso, é preciso compreender de que maneira Émile Durkheim aborda a religião.
Durkheim e a religião
Para o sociólogo francês Émile Durkheim, a religião faz parte do código de conduta moral e ético das sociedades, ou seja, servindo como um mecanismo importante de coesão social, informando o caráter de nossas crenças coletivas.
Ou seja, a religião cumpre um papel de solidariedade importante, ao especificar questões relativas a consciência coletiva das sociedades, indo além da religião como mera exibição de questões sobrenaturais e metafísicas.
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