A gravidez na adolescência, nas últimas décadas, tem sido um importante tema de debate entre as autoridades de saúde mundiais. A adolescência é uma fase marcada por uma série de mudanças nos mais diversos aspectos da vida (biológicos, psicológicos, sociais, etc.). Sendo assim, a gravidez nessa fase do ciclo vital pode ser considerada um problema de saúde pública, tanto devido à grande incidência de casos de gestação na adolescência quanto em função dos riscos que esse tipo de gestação pode representar para a saúde da adolescente e do bebê. Os riscos à saúde podem estar ligados à prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclampsia e depressão pós-parto. Além disso, há riscos referentes à vulnerabilidade social, como a falta de recursos financeiros e desestrutura familiar. Dessa forma, acompanhe a situação a seguir.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Dados sobre a gravidez na adolescência vêm mostrando um aumento na taxa de fecundidade para esta população quando comparada a mulheres adultas, especialmente nos países mais pobres, como é o caso da América Latina.
Explicação:
Além das mudanças físicas impostas pela faixa etária, a adolescência envolve um período de profundas mudanças biopsicossociais, especialmente relacionadas à maturação sexual, a busca da identidade adulta e a autonomização frente aos pais. A gravidez nesse momento de vida oferece implicações desenvolvimentais tanto para o adolescente quanto para aqueles envolvidos nessa situação
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás