Todo trabalhador que se sentir lesado ou tiver os direitos desrespeitados pelo empregador pode fazer uma reclamação trabalhista. Reclamação trabalhista, dissídio individual ou reclamatória trabalhista é o nome dado a ação movida por um empregado contra o seu empregador. A petição, portanto, tem como objetivo receber direitos negados ou que considere terem sido violados durante o vínculo empregatício. Além da CLT, os funcionários ainda têm garantias asseguradas pela Constituição, Portarias da Secretaria do Trabalho, convenções coletivas e normas da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2022. A reclamação trabalhista é composta por partes, que visam facilitar e reduzir o tempo para julgamento, sobre essas partes analise as afirmações a seguir: I. Nova tentativa de conciliação; Julgamento do Juiz; Sentença. II. Petição inicial; Notificação do reclamado; Audiência inicial; Tentativa de acordo. III. Apresentação defesa do mérito; Audiência de instrução; Produção de provas: Documentais. IV. Depoimentos pessoais; Testemunhas (reclamante/reclamado); Perícias (Engenharia/médica); Alegações Finais e considerações. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: I, III e IV, apenas. Alternativa 4: II, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
Resposta: alternativa 5 todas estao corretas
Explicação:pg 19 do livro
A alternativa correta é a alternativa 4: II, III e IV
Conforme a descrição do texto, o rito processual trabalhista é composto pela petição inicial, a notificação do reclamado, a audiência de conciliação. (Se houver conciliação o rito processual não terá continuidade) será arquivado, se não houver acordo haverá as próximas etapas: a audiência inicial, uma nova tentativa de acordo, as alegações de ambas as partes, a produção de provas documentais, depoimentos pessoais, testemunhas, perícia (caso precisar) alegações finais e a sentença de mérito.
Se houver insatisfação da sentença
A parte prejudicada pode apelar para a instância superior revisar a sentença proferida pelo juiz que julgou o processo. O magistrado fará o cálculo das custas de acordo com o valor da causa, essa é uma exigência para que o pedido seja apreciado, desde que se comprove os requisitos de admissibilidade recursal do CPC:
- A legitimidade
- O interesse recursal
- A tempestividade
- O preparo
- A regularidade formal
- A adequação
- Ausência de causa impeditiva
Saiba mais sobre o código de processo civil em: https://brainly.com.br/tarefa/25260121
#SPJ1