As gorduras e os lipídeos constituem aproximadamente 34% da energia na dieta dos seres humanos. Como a gordura é rica em energia e fornece 9 kcal/g, os seres humanos são capazes de obter energia adequada com um consumo diário razoável de alimentos que contenham gordura. Diferentemente dos carboidratos, os lipídios não são polímeros; são pequenas moléculas extraídas dos tecidos animais e vegetais; e abrangem um grupo heterogêneo de compostos caracterizados pela sua insolubilidade na água. Desempenham um papel importante na qualidade dos alimentos, contribuindo para textura, sabor, nutrição e densidade calórica, sua manipulação tem tido uma ênfase especial na pesquisa e no desenvolvimento de alimentos, nas últimas décadas. MAHAM, L. K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, nutrição e dietoterapia. Ed 13ª. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012 (adaptado). Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
Respostas
Resposta:
Explicação:
Os lipídeos, na indústria de alimentos, são usados em diversas receitas e em diversos procedimentos industriais, sendo estes empregados pelas propriedades químicas da molécula, e principalmente por, diferente do carboidrato, possuir um baixíssimo teor de água.
Lipídeos na indústria alimentícia
Os lipídeos são uma das macromoléculas orgânicas, e sua principal função vai estar voltada para reserva energética, justamente pelo fato da molécula quase não conter água em sua estrutura, podendo ser armazenada por mais tempo.
Além de reserva energética, os lipídeos fazem parte de diversos metabolismos no corpo, constituem a parede da membrana plasmática celular, e servem como isolante térmico, em especial, em mamíferos que vivem em regiões de baixa temperatura.
No entanto, na indústria alimentícia essa molécula é estudada, pois ao se misturar com outros compostos, ela não só ajuda a conservar o alimento, como fornece certos aspectos visuais, como brilho e lustrosidade, fazendo com que o alimento parece mais ''bonito'' visualmente.
Essas características se dão ao fato da estrutura lipídica possuir em sua formação, de maneira geral, um álcool ligado a 3 ácidos graxos (ou carboxílicos), daí o nome, triacil-glicerol, ou triglicerídeos, que é o tipo de lipídio mais presente no corpo humano.
Aprenda mais sobre lipídeo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1109254
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,.,.,.,.,.....