• Matéria: Português
  • Autor: zacapixaba1
  • Perguntado 3 anos atrás

Língua Portuguesa 1 Para serem claros e precisos, alguns autores esclarecem o significado de adjetivos empregados em seus textos. Assinale a frase abaixo, retirada de um jornal do Rio de Janeiro, em que o adjetivo em maiúsculas não vem acompanhado de nenhuma explicação. (A) A tragédia de Santa Teresa levou sofrimento a duas famílias. Mas os sentimentos são DIFERENTES. Para a família de Maria da Penha Coelho, perda e saudade eterna. Para a de Clara Marques, vergonha e desgosto, que nem o tempo será capaz de apagar. (B) Não sofro mais. Considero-me uma pessoa normal. Esqueci do passado, quero viver o presente. Agora, minha alimentação é totalmente SAUDÁVEL. Durmo cedo e evito tomar remédios. (C) Sei que o fenômeno do funk é INTERESSANTE do ponto de vista antropológico e sociológico, que ele reflete um entrelaçamento positivo entre o morro e o asfalto, uma diluição promissora das fronteiras entre as classes sociais etc. (D) Acostumados a adjetivos POUCO LISONJEIROS, os cariocas, tidos pelo senso comum como malandros e adeptos do jeitinho brasileiro, já podem lavar a alma com orgulho que são os campeões de solidariedade em todo o planeta. XE) (E) Em vez de tentar encontrar um critério científico para eleger os cem melhores poemas brasileiros do século XX numa antologia que agradasse a todos, o crítico ítalo Moriconi decidiu abraçar o que esta eleição tem de arbitrária e subjetiva. O resultado é uma coletânea que se dirige ao leitor "MARCIANO", isto é, ignorante em matéria de nossa poesia, mas sequioso de conhecê-la. ​

Respostas

respondido por: AC1969
0

Alternativa B. O adjetivo "saudável", aplicado à alimentação, não é seguido de uma explicação especificamente sobre a dieta.

 

O uso das explicações e perífrases

No jornalismo é comum que termos ou determinadas palavras venham imediatamente seguidas de uma breve explicação, às vezes dentro da mesma frase.

  • Este recurso também constitui uma figura de linguagem da língua portuguesa, a perífrase.

 

As alternativas do exercício mostram diferentes usos da perífrase ou da explicação. O enunciado pede que seja assinalada a única onde esse recurso não aparece.

  • A. Errada. As duas orações seguintes funcionam como explicação para o adjetivo "diferentes".
  • B. Correta. A alimentação saudável referida no excerto não tem explicação. O período só acrescenta outros comportamentos saudáveis, não um detalhamento desta afirmativa em específico.
  • C. Errada. O termo "interessante", aplicado sob o ponto de vista da Antropologia e Sociologia, segundo o autor, é justificado adiante na frase.
  • D. Errada. O "pouco lisonjeiros" é definido com "malandros" e "adeptos do jeitinho".
  • E. Errada. O inusitado termo "marciano" é explicado logo a seguir como alguém que desconhece poesia.

 

Continue aprendendo sobre perífrase aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/49839669

 

#SPJ1

Perguntas similares