Criança do sexo feminino, 6 anos de idade, apresenta tumefação do tecido mole localizada sobre o rebordo alveolar do elemento dentário 11, ainda não erupcionado. A tumefação revela coloração azulada pela presença de sangue no espaço tecidual e a criança não relata sintomatologia dolorosa. Essa alteração é denominada hematoma de erupção. Qual a conduta a ser instituída para a paciente?
Respostas
Devemos compreender que o hematoma de erupção é comum nas crianças e é uma condição passageira. É essencial drenar o fluido acumulado no cisto para aliviar os sintomas. Deve-se instruir aos pais para que a alimentação da criança seja a mais natural possível e para que não haja mudanças na rotina que possam afetar a irritação dentária além de instruir os pais acompanhar a melhora da paciente.
Sobre o hematoma de erupção
Este tipo de patologia pode ocorrer tanto em bebês quanto em crianças maiores. Quando os dentes estão crescendo sejam eles decíduos ou permanentes, eles podem acabar formando uma bolha (cisto) que o impede de crescer. Muitas vezes é indolor e passa despercebido, e muitas vezes este cisto acaba evoluindo por conta da força natural de o dente tentar se desenvolver na boca.
Caso isso aconteça, o cisto evolui para um hematoma, ocasionado pelo trauma da própria mastigação na gengiva, causando dor e desconforto, dificuldade para alimentar e febre. Muitas vezes o cisto fica com aspecto roxo ou vermelho por conta do sangue que fica contido no local.
Aprenda sobre periodontite em https://brainly.com.br/tarefa/33919961
#SPJ4