Levantamento do painel de domicílios da Nielsen, empresa global de análise de consumo, explorou o comportamento da mulher brasileira no último trimestre de 2018.
1) Responsáveis pelas compras de 96% dos lares, as mulheres são consideradas clientes, consumidoras ou os dois? Justifique.
2) Cite dois processos de compra em que em um deles você foi cliente e em outro foi consumidor
Respostas
A partir do levantamento do painel de domicílios da Nielsen e suas conclusões sobre comportamento da mulher brasileira no último trimestre de 2018, podemos responder:
1) As mulheres são consideradas consumidoras, visto que 74,2% buscam produtos pela qualidade ou preço, sendo que 63,7% procuram o de menor preço sem considerar marca e 32,6% buscam lojas que apresentem frequência de boas promoções.
2) Um bom exemplo de quando se é cliente, é quando vamos ao cabeleireiro ou barbeiro. Dificilmente muda-se quem corta seu cabelo, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais.
Qual a diferença entre ser cliente e consumidor?
Importante diferenciar o perfil entre os dois indivíduos. Mesmo sendo importante tê-los para o sucesso de sua empresa, existem diferenças, e compreendê-las pode ser a chave da conquista.
O comportamento distinto entre eles, permite um fluxo, o cliente pode virar consumidor e o consumidor pode virar seu cliente.
Consumidor é quem compra avaliando custo benefício, seu impeto de compra está relacionado à necessidade imediata, por isso são induzidos por preço, localidade, facilidade e até condições de pagamento. Não há fidelidade nesta relação.
Por sua vez, o cliente, quando identifica sua necessidade, associa imediatamente à uma loja ou empresa de sua referência, normalmente baseada em experiências de compra ou serviços prestados anteriormente ou até mesmo a indicação de um amigo ou familiar.
Aprenda mais sobre consumidor aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53192810
#SPJ4