A ineficiência do Estado resulta em bens e serviços públicos de baixa qualidade e em quantidade inferior ao necessário. Como resultado, recursos que poderiam ser investidos na produção são desviados tanto pela maior tributação como pela necessidade de o setor privado assumir as responsabilidades do Estado. Ambos impõem custos à sociedade. O Estado brasileiro gasta muito com custeio. O aumento da eficiência do Estado passa pela maior alocação dos recursos em investimento, pela avaliação sistemática de projetos e programas de governo, e por mecanismos de prevenção e combate à corrupção. Para isso, é necessário reduzir a burocracia, melhorar a capacidade do Estado planejar e executar suas políticas e investimentos, além de aumentar a transparência do setor público. Figura 1 – Despesa do governo central com investimentos em relação ao total de despesas primárias do governo central CNI – Confederação Nacional da Indústria. Mapa Estratégico da indústria 2018–2022. Brasília: CNI, 2018. Disponível em: http://www. Portaldaindustria. Com. Br/publicacoes/2018/3/mapa-estrategico-da-industria-2018-2022/. Acesso: 11 set. 2022. Considerando o texto e a figura apresentados, analise as afirmações a seguir: I – A meta representada no gráfico prevê aumentar a participação do investimento na despesa do governo, de 3,9% para 5,0%. II - O Estado brasileiro provê adequadamente de serviços básicos a população, bens e serviços públicos são suficientes e de alta qualidade, logo encarecem as atividades econômicas e estimulam o investimento. III - A avaliação de políticas públicas e a melhor gestão de processos, resultados e recursos humanos são pontos centrais para melhorar a prestação de serviços sem pressionar o gasto público, assim, é necessário que as políticas tenham metas e métricas definidas desde antes de sua implementação e que sejam avaliadas periodicamente para verificar se estão sendo cumpridas. É correto o que se afirma em
Respostas
Resposta:
Alternativa C: I e III apenas.
Explicação:
A alternativa I (CORRETA), de acordo com o grafico, a meta representada preve aumentar a parrticipação do investimento na despesa do governo, de 3,9% ( que esta no 16) como objetivo de alcançar 5,0% ( quando chegar no 22).
A alternativa II (INCORRETA) de acordo com o texto encontrado.
" O Estado brasileiro não provê adequadamente de serviços básicos a população. Bens e serviços públicos insuficientes e de baixa qualidade encarecem as atividades econômicas e desestimulam o investimento"
A alternativa III (CORRETA) de acordo com o texto encontrado.
"A avaliação de políticas públicas e a melhor gestão de processos, resultados e recursos humanos são pontos centrais para melhorar a prestação de serviços sem pressionar o gasto público. É necessário que as políticas tenham metas e métricas definidas desde antes de sua implementação e que sejam avaliadas periodicamente para verificar se estão sendo cumpridas."
A melhora no processo de gestão pública só se dá caso índices e parâmetros importantes para a sociedade sejam analisados e melhorados.
Há um gráfico na questão original que demonstra as despesas do governo federal com investimentos. Com base nele e no texto inicial, podemos concluir que apenas as afirmações I e III são verdadeiras e a II é falsa.
Investimentos Federais no Setor Público
É possível que qualquer pessoa consulte os investimentos feitos pelo Governo Federal, através do site do Tesouro Transparente. Esse site foi criado em 2015 e nele é possível confirmar qualquer informação sobre despesas de investimento e suas diversas classificações orçamentárias.
A assertiva II é falsa, visto que o Brasil falha em prover adequadamente os serviços básicos para toda a população. Sabemos disso, pois ainda há diversas regiões do país onde ainda existe pontos como a fome, falta se saneamento básico, etc.
Veja a questão completa com a imagem do gráfico em: brainly.com.br/tarefa/54056877
Saiba mais sobre Investimentos Federais em: brainly.com.br/tarefa/24121450
#SPJ4