A Tipagem Sanguínea é o processo de coleta e análise do sangue do paciente para identificar a qual grupo sanguíneo ele pertence. Além de facilitar na hora do atendimento médico, também é importantíssimo saber o tipo sanguíneo para doações de sangue, transfusões, gestação, testes de paternidade, dentre outros atendimentos. FAMESP – Faculdade Método de São Paulo. Tipagem sanguínea: o que é e por que é importante? Disponível em: https://famesp. Com. Br/tipagem-sanguinea-e-por-e-importante/. Acesso em: 09 fev. 2021. Considere um casal que possui dois filhos. Um dos filhos, segundo o sistema sanguíneo ABO é considerado doador universal, e o outro filho, receptor universal. Assinale a alternativa que apresenta uma possibilidade possível do fenótipo dos pais, incluindo o fator Rh. Escolha uma:
Respostas
De acordo com o sistema ABO, o filho que apresenta o tipo sanguíneo considerado doador universal possui sangue tipo O-, enquanto o filho que apresenta o tipo sanguíneo considerado receptor universal possui sangue tipo AB+. Para possuir filhos com estes tipos de sangue, os pais precisam possuir um deles sangue tipo A e outro sangue tipo B, ambos com fator Rh positivo, alternativa C está correta.
Sistema ABO
O sistema ABO, utilizado para a classificação dos grupos sanguíneos, é baseado na presença de aglutinogênios nas hemácias. Estes aglutinogênios podem ser do tipo A ou do tipo B, condicionando sangues do tipo A ou do tipo B, respectivamente.
Quando os dois aglutinogênios estão presentes o sangue será do tipo AB, enquanto quando nenhum dos dois está presente o sangue será do tipo O. Os tipos de aglutinogênios produzidos são determinados por um gene com três possíveis alelos:
- Alelo A: é dominante e condiciona a produção de aglutinogênio tipo A;
- Alelo B: é dominante e condiciona a produção de aglutinogênio tipo B;
- Alelo i: é recessivo e não condiciona produção de aglutinogênios.
Como podemos ver, tanto o alelo A quanto o alelo B são dominantes, podendo manifestar-se simultaneamente no fenótipo. Este fenômeno é chamado de codominância. Assim, temos os seguintes possíveis genótipos:
- Sangue tipo A: genótipos AA ou Ai;
- Sangue tipo B: genótipos BB ou Bi;
- Sangue tipo AB: genótipo AB;
- Sangue tipo O: genótipo ii;
Assim, sabendo que os filhos possuem sangues do tipo AB e do tipo O, seus genótipos são, respectivamente AB e ii. Observe que o sangue O é a condição recessiva e que pode ser portada por pessoas de sangue tipo A ou B. Assim, para um casal ter filhos com sangue AB e O eles necessitam um possuir sangue tipo A e outro possuir sangue tipo B.
Quanto ao fator Rh, o fator positivo apresenta dominância simples sobre o fator negativo, assim que se um casal tem um filho com fator negativo e outro com fator positivo, ambos os pais precisam ser portadores do alelo recessivo e pelo menos um deles precisa ser portador do alelo dominante.
Percebi que as alternativas estão faltando. Acho que são essas:
"а. Um deles pode ser do grupo AB fator Rh-, e o outro do grupo o fator Rh-.
b Um deles pode ser do grupo A, e o outro do grupo B. Ambos com fator Rh-.
C. Um deles pode ser do grupo A, e o outro do grupo B. Ambos com fator Rh+.
d Os dois podem ser do grupo AB, um com fator Rh+ e o outro com fator Rh-.
e. Os dois podem ser do grupo O, um com fator Rh+ e o outro com fator Rh-"
Você pode continuar estudando sobre o sistema ABO aqui: https://brainly.com.br/tarefa/35120467
#SPJ4
88**9**93**76**82**55**.,.,.,.,.....