entre os séculos xiv e xvi, a europa viveu o que denominamos de renascimento cultural. o que levou à revolução científica, que mudou a concepção do ser humano diante da natureza, rompeu com postulados absolutos do mundo medieval e iniciou uma jornada para a consolidação da racionalidade científica.
Respostas
Entre os séculos XIV e XVI a Europa viveu um grande período de transformações culturais por um movimento conhecido como Renascimento, onde a "humanidade" passou a se enxergar como protagonista da vida. Sabendo disso a alternativa que responde corretamente a sequência é:
- Alternativa 2: 3, 1, 4, 2.
Análise dos Movimentos do Renascimento
O antropocentrismo foi uma forma de pensamento que caracterizou o movimento renascentista, onde o ser humano foi colocado no centro das atenções de suas criações, vendo sua existência de forma ativa, e não meramente como um pecado como pregava o catolicismo.
O humanismo foi um movimento que tinha como uma de suas principais características o antropocentrismo, e buscava a valorização do Homem. Em vista disso, uma de suas principais influências foi na grande mudança nos estudos universitários baseados na escolástica, passaram a ter estudos voltados para o Homem, como:
- Filosofia
- História
- Retórica
O racionalismo foi uma corrente filosófica que adotou uma visão de mundo cada vez mais crítica, onde valorizava a razão em detrimento da religião. Teve como uma de suas principais premissas o empirismo, ou seja, a experiência como método científico.
O individualismo foi outra corrente filosófica que defendia a busca do desenvolvimento próprio, a valorização de suas próprias ideias e capacidades. Uma das principais características desse movimento foi a produção de autorretratos nessa época.
Afirmativas
(3) A reflexão humana é condutora da compreensão do Universo. Por meio de seu conhecimento podemos analisar, conhecer e dominar a natureza. O conhecimento científico nasce desta potencialidade da experimentação.
(1) Colocado no centro de toda a medida para aquilo que existe, o Universo só pode ser descrito a partir do ser humano. Ele é a preocupação de tudo o que se sabe, especula e busca. Logo passa a ser a medida de todas as coisas.
(4) A particularidade passa a ser valorizada. O grande artista, o literário, o cientista, o pensador, o autor de uma obra deve ser lembrado e valorizado. Podemos deixar nossa marca no mundo e temos o direito de sermos reconhecidos por ela.
(2) As coisas que acontecem na vida humana são passiveis de serem entendidas pela própria humanidade e ter ela como agente principal. Não se quer mais a perfeição do ser humano para buscar chegar a Deus, mas dar ao ser humano a sua própria medida, entender o que ele é e ter o poder de ser o que desejar.
Saiba mais sobre "Renascimento" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/210478
#SPJ4