(unisc 2012) nas suas meditações, o filósofo estoico marco aurélio escreveu: "na vida de um homem, sua duração é um ponto, sua essência, um fluxo, seus sentidos, um turbilhão, todo o seu corpo, algo pronto a apodrecer, sua alma, inquietude, seu destino, obscuro, e sua fama, duvidosa. em resumo, tudo o que é relativo ao corpo é como o fluxo de um rio, e, quanto á alma, sonhos e fluidos, a vida é uma luta, uma breve estadia numa terra estranha, e a reputação, esquecimento. o que pode, portanto, ter o poder de guiar nossos passos? somente uma única coisa: a filosofia. ela consiste em abster-nos de contrariar e ofender o espírito divino que habita em nós, em transcender o prazer e a dor, não fazer nada sem propósito, evitar a falsidade e a dissimulação, não depender das ações dos outros, aceitar o que acontece, pois tudo provém de uma mesma fonte e, sobretudo, aguardar a morte com calma e resignação, pois ela nada mais é que a dissolução dos elementos pelos quais são formados todos os seres vivos. se não há nada de terrível para esses elementos em sua contínua transformação, por que, então, temer as mudanças e a dissolução do todo?" considere as seguintes afirmativas sobre esse texto: marco aurélio nos diz que a morte é um grande mal. segundo marco aurélio, devemos buscar a fama, a riqueza e o prazer. segundo marco aurélio, conseguindo fama, podemos transcender a finitude da vida humana. para marco aurélio, a filosofia é valiosa porque nos permite compreender que a morte é parte de um processo da natureza e assim evita que nos angustiemos por ela. para marco aurélio, só a fé em deus e em cristo pode libertar o homem do temor da morte. para marco aurélio, o homem participa de uma realidade divina. assinale a alternativa correta. somente as afirmativas i e v estão corretas. somente as afirmativas i, ii e iii estão corretas. somente as afirmativas iv e vi estão corretas. todas as afirmativas estão corretas. somente a afirmativa iv está correta.
Respostas
respondido por:
0
Segundo o enunciado sobre Marco Aurélio, a alternativa C), as assertivas IV e VI estão corretas, os erros se apresentam em:
- I - A primeira assertiva indica uma contradição no pensamento de Marco Aurélio.
- II - A vida é um fluxo, então não se deve ter apego às coisas passageiras.
- III - A fama é passageira, não porque se apegar a isto.
- V- Marco Aurélio acredita que somos de espírito divino, não necessitando de um Deus, exatamente.
Estoicismo e imperturbabilidade
Os estoicos não veem razão para que se perturbe o estado de espírito das pessoas, pois "se há conserto, não á porque se estressar", "se não há conserto, não há o que fazer".
Estoicismo — complemento de leitura: https://brainly.com.br/tarefa/2931789
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás