(uece) pessoas habitadas estava conversando com uma amiga, dia desses. ela comentava sobre uma terceira pessoa, que eu não conhecia. descreveu-a como sendo boa gente, esforçada, ótimo caráter. "só tem um probleminha: não é habitada". rimos. uma expressão coloquial na frança – habité‚ – mas nunca tinha escutado por estas paragens e com este sentido. lembrei-me de uma outra amiga que, de forma parecida, também costuma dizer "aquela ali tem gente em casa" quando se refere a pessoas que fazem diferença. [...] retornando ao assunto: pessoas habitadas são aquelas possuídas por si mesmas, em diversas versões. os habitados estão preenchidos de indagações, angústias, incertezas, mas não são menos felizes por causa disso. não transformam suas "inadequações" em doença, mas em força e curiosidade. não recuam diante de encruzilhadas, não se amedrontam com transgressões, não adotam as opiniões dos outros para facilitar o diálogo. são pessoas que surpreendem com um gesto ou uma fala fora do script, sem nenhuma disposição para serem bonecos de ventríloquos. ao contrário, encantam pela verdade pessoal que defendem. além disso, mantêm com a solidão uma relação mais do que cordial. medeiros, martha. in: org. e int. santos, joaquim ferreira dos. as cem melhores crônicas brasileiras. objetiva, 324-325. considere o excerto "estava conversando com uma amiga, dia desses", e o que se diz sobre ele. i. tem-se uma locução verbal de gerúndio – estava conversando –, em que "estava" é o verbo auxiliar, e "conversando" é o verbo principal. ii. o verbo auxiliar, no presente exemplo, empresta um matiz semântico novo ao verbo principal. iii. do ponto de vista aspectual, "estava conversando" não é o mesmo que "conversava". em "estava conversando", a ideia de ação verbal em curso é mais forte do que em "conversava".
Respostas
A respeito das afirmativas sobre o excerto "estava conversando com uma amiga, dia desses", está correto o que se afirma em I, II e III.
Por isso, a opção D é a que deve ser marcada.
Locução verbal
I. De fato, há uma locução verbal nesse trecho. Trata-se de "estava conversando", pois equivaleria a uma forma verbal simples: "conversava". É formada por verbo auxiliar ("estava") e verbo principal ("conversando"), gerúndio do verbo conversar.
II. O verbo auxiliar "estava" traz um novo sentido ao verbo principal, pois indica que a ação de conversar estava em execução no passado, ou seja, serve para marcar o tempo em que o fato ocorria, já que a forma nominal não permite identificar isso.
III. As duas formas, de fato, têm sentidos distintos:
- "estava conversando" - indica ação em curso no passado; reforça a ideia de continuidade e progresso;
- "conversava" - não sugere ação em andamento; apenas indica uma ação habitual, que ocorria com frequência no passado.
Mais sobre locução verbal em:
https://brainly.com.br/tarefa/7004880
#SPJ4