Diante da concorrência acirrada na era do conhecimento, um modelo de avaliação de desempenho focado em competências tem-se mostrado uma adequada ferramenta estratégica para muitas organizações. Nessa perspectiva, os gestores de Recursos Humanos de uma empresa que atua no ramo de confecção de lingeries resolveram adotar o modelo de gestão por competências. Seguindo o modelo de Villas-Boas e Andrade, adotaram seis etapas de intervenção: formulação da estratégia, definição dos indicadores de desempenho, definição das metas, mapeamento das competências, planejamento das ações de gestão de pessoas e feedback. VILLAS-BOAS, A. A. ; ANDRADE, R. O. B. Gestão estratégica de pessoas. São Paulo: Campus/Elsevier, 2009 (adaptado). Considerando o contexto, identifique entre as ações apresentadas a seguir as que são desenvolvidas na etapa de mapeamento das competências. I. Identificação das competências existentes, as necessárias aos funcionários e as que eles e a empresa são potencialmente capazes de realizar. II. Planejamento de ações para desenvolver as competências internas por meio de treinamentos para suprir as lacunas ou gaps de competências. III. Elaboração do planejamento estratégico, que inclui a definição da missão, da visão de futuro e dos objetivos organizacionais. IV. Verificação de lacunas ou gaps entre competências necessárias e competências reais
Respostas
Dados os conceitos relacionados ao planejamento estratégico, é correto afirmar o que se encontra na alternativa: c. II e III.
Sobre mapeamento de competências
O mapeamento de competências é o processo de estruturas as competências organizacionais que uma empresa deseja realizar o desenvolvimento de seus colaboradores.
O objetivo desse mapeamento é desenvolver habilidades individuais para melhorar o desempenho e os resultados de toda a equipe.
O capital humano de uma empresa é formado por diferentes tipos de perfil comportamental e competências técnicas. Para atribuí-los às equipes da melhor forma possível, é importante entender o que cada profissional representa e de que forma eles podem contribuir para a produtividade da empresa.
Portanto, o mapeamento competente é importantíssima para a gestão e aquisição. Em um mercado em constante mudança, as equipes precisam de flexibilidade e adaptabilidade. Uma organização estruturada adequadamente, onde os talentos estão alinhados nos lugares certos, ajuda a sobreviver a momentos de crise.
Segue a questão completa:
“Diante da concorrência acirrada na era do conhecimento, um modelo de avaliação de desempenho focado em competências tem-se mostrado uma adequada ferramenta estratégica para muitas organizações. Nessa perspectiva, os gestores de Recursos Humanos de uma empresa que atua no ramo de confecção de lingeries resolveram adotar o modelo de gestão por competências. Seguindo o modelo de Villas-Boas e Andrade, adotaram seis etapas de intervenção: formulação da estratégia, definição dos indicadores de desempenho, definição das metas, mapeamento das competências, planejamento das ações de gestão de pessoas e feedback. VILLAS-BOAS, A. A. ; ANDRADE, R. O. B. Gestão estratégica de pessoas. São Paulo: Campus/Elsevier, 2009 (adaptado).
Considerando o contexto, identifique entre as ações apresentadas a seguir as que são desenvolvidas na etapa de mapeamento das competências.
I. Identificação das competências existentes, as necessárias aos funcionários e as que eles e a empresa são potencialmente capazes de realizar.
II. Planejamento de ações para desenvolver as competências internas por meio de treinamentos para suprir as lacunas ou gaps de competências.
III. Elaboração do planejamento estratégico, que inclui a definição da missão, da visão de futuro e dos objetivos organizacionais.
IV. Verificação de lacunas ou gaps entre competências necessárias e competências reais
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma:
a. I e IV.
b. II e IV.
c. II e III. (Alternativa correta)
d. I, III e IV.
e. I, II e III.”
Saiba mais sobre mapeamento de competências em:
https://brainly.com.br/tarefa/51714268
#SPJ4