O nosso passado colonial ficou marcado pelas relações de violência entre senhores e escravos africanos. Contudo, precisamos compreender que também havia outros focos de tensão que estouravam em diferentes partes da colônia portuguesa. Contestando o descaso da Coroa, ou muitas vezes a imposição fiscal ao qual eram submetidos, o fato é que os colonos promoveram diversas revoltas contra a dominação lusitana. Neste âmbito, analise as asserções abaixo:
I – Na Sedição de Vila Rica, a mais importante revolta ocorrida nas Minas antes da Conjuração Mineira, a motivação foi, mais uma vez, o caráter invasivo das práticas fiscais executadas pela Fazenda Real. Os sediciosos planejavam forçar a Coroa a suspender o estabelecimento das Casas de Fundição. PORQUE
II – Nestes locais era realizada a pesagem do ouro, a sua transformação em barras e a retirada dos impostos sob o produto: quinto e derrama. Foram construídas com o objetivo de facilitar o contrabando promovido pelas Cortes lusitanas que não aceitavam o fato do ouro ficar com os mineradores coloniais. A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira. Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. Alternativa 5:
As duas asserções são proposições falsas.
Respostas
A respeito das relações de violência durante o passado colonial do Brasil, podemos citar a revolta de Filipe dos Santos, em razão do aumento da fiscalização e dos impostos sobre a extração do ouro pela Coroa portuguesa. Sobre esse assunto, podemos afirmar que a afirmativa I está correta e a II está incorreta, portanto, a alternativa verdadeira é a 3.
Revolta de Filipe dos Santos
Esta revolta aconteceu em Vila Rica, atual Ouro Preto, em Minas Gerais, e foi em razão do aumento da fiscalização sobre a extração do ouro pela metrópole lusa. O aumento de impostos, e a implantação das casas de fundição foram responsáveis pelo estopim do conflito.
Os impostos e a proibição do ouro em pó e a transformação dele em barra, tinha como objetivo diminuir o contrabando dos colonos na atividade mineradora.
Os revoltosos invadiram Vila Rica, e protestaram a favor do fim das casas de fundição e a diminuição dos tributos. As reivindicações foram aceitas de primeiro momento, porém, mais tarde, o movimento foi fortemente reprimido pelas tropas portuguesas, e Filipe dos Santos, líder da revolta, fora executado.
Saiba mais sobre "Revolta de Filipe dos Santos" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/18634823
#SPJ4
Resposta: Alternativa 3
Explicação:
Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.