• Matéria: Filosofia
  • Autor: rafaelzeferino16
  • Perguntado 2 anos atrás

1) A opinião de que os primeiros filósofos não se preocupavam com nossa capacidade e possibilidade de conhecimento não é exata. Para tanto, basta levarmos em conta o fato de afirmarem que a realidade é racional e que a podemos conhecer porque também somos racionais; nossa razão é parte da racionalidade do mundo, dela participando.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2010.
A passagem do conhecimento, do mito para a Filosofia, definiria relações sociais e históricas na Grécia Antiga; tal passagem deve ser captada como um ponto de virada na reflexão histórica e filosófica de seu tempo.
Assim sendo, de acordo com as dimensões apresentadas, analise as opções que se seguem e assinale a correta:

Alternativas:

a) A transcendência da narrativa mítica, no mundo grego, estruturava os fatos elementares à existência do universo; tal estrutura viabilizou a criação do helenismo, uma abordagem religiosa que fundia elementos míticos das cidades-Estado gregas e do Império Romano.

b) A construção do pensamento filosófico associa a reflexão sobre a construção do conhecimento com um processo de superação de verdades teologicamente estruturadas, e que justificavam os meios de reprodução material do homem, na forma de uma cosmovisão transcendental.

c) Os filósofos gregos admitiam a importância da razão como chave interpretativa da busca pelo conhecimento e pela superação dos mitos, ainda que entendessem que a Razão, por si, era inalcançável em sua essência, haja visto que o ser humano não tem condições de conhecer a si próprio.

d) O pensamento filosófico na Grécia desenvolveu-se a partir dos contatos comerciais e culturais com outros povos; tal situação viabilizou a difusão da mitologia grega, haja visto que os gregos admitiam que os homens poderiam coexistir sem a necessidade de recorrer à Razão como fonte de reflexão filosófica.

e) As conquistas romanas na Grécia Antiga consolidaram a criação de um novo padrão mitológico, o qual desbancou a Filosofia como fonte interpretativa do conhecimento humano; tal padrão, conhecido como Helenismo, multiplicou a linguagem religiosa sobre os povos da Antiguidade.

2) A intercognição emerge e se mantém a partir das interações socialmente estabelecidas. É uma atividade que opera na esfera do social e tem, na comunicação interpessoal, lugar privilegiado, levando à construção coletiva e dialógica do conhecimento.
BICALHO, Rute Nogueira de Morais; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface - Comunicação, Saude, Educação, v.16, n.41, p.469-83, abr./jun. 2012. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/icse/v16n41/aop2712.pdf. Acesso em 07 nov 2019.
A chamada ‘palavra dialógica’ é um conceito cuja determinação demonstra a importância da reflexão filosófica em uma perspectiva histórica.
A respeito deste conceito e suas aplicações, é correto afirmar que o mesmo remete a

Alternativas:

a) uma explicação fabulosa, embasada em mitos, sobre a cosmovisão humana.

b) concepções relacionadas à vida do homem que são construídas por meio de linguagem religiosa.

c) uma interpretação da existência humana a partir de parâmetros racionais.

d) uma síntese a respeito das narrativas míticas como fonte para a criação de normas jurídicas.

e) descrições poéticas sobre fatos comuns à vida do homem, que são discutidos em espaços públicos.

Respostas

respondido por: gianluccarb
2

Resposta: 1) b    2) c

O pensamento lógico racional vai além das verdades absolutas e dogmáticas de doutrinas religiosas por si só. Tomando um escopo holístico de analise, historicamente se demonstrou como motor principal das revoluções e transformações na humanidade.

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