2. (UEM-PR) O corpo tem multa importância para a Filosofia, pois representa uma experiência universal e pré-reflexiva de acesso ao mundo. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.
01. "Dualismo psicofisico' é uma teoria metafisica que explica o ser humano como composto de duas partes diferentes: corpo (material)e alma (espiritual).
02. Durante a Idade Média, o corpo foi cultivado de maneira narcisista, reforçando a liberdade e o amor-próprio do individuo.
04. No Renascimento e na Idade Moderna, o corpo passa a ser objeto da ciência, associado à ideia mecanicista que o considera uma máquina.
08. Para a fenomenologia, o conceito de corpo não pode estar associado ao conceito de espírito, pois é uma escola filosófica ligada aomaterialismo histórico.
16. Para René Descartes, a alma é mais fácil de ser conhecida do que o corpo, já que, na ordem das certezas, a res cogitans é anterior a res extensa.
Respostas
Com base nas afirmativas sobre o corpo e sua importância para a Filosofia, estão corretas: 01 + 04 + 16
O corpo na perspectiva filosófica
Platão foi um filósofo dualista, assim como Descartes. Para ambos os filósofos, corpo e alma (mente) são partes distintas da existência humana.
Enquanto em Platão corpo e alma se opõem e somente a alma (a mente) tem acesso ao mundo inteligível, de onde emanam as Ideias verdadeiras, para Descartes é a razão: penso, logo existo (a res cogitans) que torna possível o acesso ao corpo (a res extensa).
Foi durante a Renascença e Idade Moderna com o Racionalismo, que o corpo passou a ser visto como uma máquina, a ideia mecanicista de funcionamento, sendo portanto independente de desejos ou intencionalidade.
Aprenda mais sobre O corpo na perspectiva filosófica em: brainly.com.br/tarefa/8191493
#SPJ1